sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Em Arambaré PROERD forma 32 alunos

Nesta sexta-feira, (25/11), na escola Lauro Silva Azambuja, no Distrito de Santa Rita do Sul, município de Arambaré/RS, aconteceu a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), onde o 1º sargento Juliano Silveira, instrutor do programa, realizou a entrega dos certificados aos 32 formandos (crianças de 4ª série).

Mais de 100 pessoas prestigiaram a cerimônia que teve apresentação dos alunos. A mesa de honra foi composta pelo comandante do 30º Batalhão de  Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Ricardo Ferreira, o vice-prefeito de Arambaré, Sr. Valdir, a conselheira tutelar, Sra. Regina. A Sra. Suzana Kunst representou a Secretaria da Saúde e o Conselho Municipal Anti Drogas de Arambaré. A diretora da escola, professora Reginara e o padre Osório também fizeram parte da mesa.

No evento também foram premiados os alunos que compuseram as três melhores redações do PROERD. A diretora da escola e as professoras que auxiliaram o desenvolvimento do programa na escola, Cristiane e Adriana foram agraciadas com medalhas PROERD.

Histórico do Programa 

A Brigada Militar, desde 1998, vem desenvolvendo o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários.

O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio  Piratini,  em 15 julho do mesmo ano.

Os Policiais Militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte de seu tempo, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças.

Metodologia de Ensino

O  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.


Foto: Divulgação Brigada Militar de Arambaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário