terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Confira um Raio-X dos participantes do Gauchão 2012

Atual campeão, Internacional abrirá a competição nesta
quarta-feira (18/01) contra o Novo Hamburgo

Novo Hamburgo e Inter, nesta quarta-feira (18/01), às 19h30, no estádio do Vale do Novo Hamburgo dão a largada no Gauchão/2012. Os dois representantes de Santa Cruz do Sul entram em ação no final de semana. O Santa Cruz, com péssimos resultados nos amistosos e ainda correndo atrás do entrosamento, enfrenta o Cruzeiro, no sábado, dia 21, às 17h, no estádio do Estrelão e, o Avenida que deixou uma boa impressão no encerramento da pré-temporada pega o Inter domingo, no estádio dos Eucaliptos, às 17h. A dupla Gre-Nal chega novamente como favorita ao título. O investimento dos clubes do interior foram modestos e maioria fala em não cair.

Fórmula

O campeonato é dividido em dois turnos - Taça Piratini e Taça Farroupilha. Os campeões de cada fase disputam as finais. Caso a mesma equipe vença ambos, será a vencedora do Gauchão. Há ainda o campeão do interior, time com a melhor campanha, sem contar Inter e Grêmio.

O campeão e o vice do Gauchão estão classificados para a Copa do Brasil em 2013. O terceiro lugar também terá uma vaga assegurada na competição, desde que Grêmio ou Inter não ocupem uma das duas primeiras colocações. Se nenhum dos dois ficar nas três primeiras posições, apenas duas vagas estarão garantidas para a Copa do Brasil. Se a final for decidida entre a Dupla Gre-Nal, a terceira vaga do campeonato nacional será destinada ao torneio estadual do segundo semestre.

A equipe com melhor campanha estará garantida na Série D do Brasileirão de 2012, com exceção dos times que já tem vaga nas Séries A, B, C ou D (Inter, Grêmio, Caxias e Juventude). Os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2013.

Grupo 1

O grupo mais equilibrado da competição atende pelo número 1. Além do atual campeão, Inter, estão na chave o Juventude, que busca retornar aos tempos de glória do final dos anos 90, Santa Cruz e São José, que se reforçaram bastante. Também estão o São Luiz, que contratou o veterano artilheiro Sandro Sotilli e o Lajeadense, que manteve a base que culminou com o vice-campeonato da Copa Laci Ughini - estadual do segundo semestre - e corre por fora. Canoas e Ypiranga tentam surpreender.

Inter
Atual campeão do Gauchão, o Inter do técnico Dorival Júnior lutará em 2012 pelo bicampeonato da competição, o 41º título de sua história. Mesmo com a disputa da Libertadores, o time não pretende colocar o estadual em segundo plano. Apenas na estreia, dia 18 de janeiro, contra o Cerâmica, e no dia 26 de janeiro, diante do Novo Hamburgo, a equipe não deve utilizar força máxima.
- O Inter entra 100% no Gauchão. Nosso grupo é muito forte. Um time como o Inter sempre luta para conquistar títulos - afirmou o diretor técnico Fernandão.
Time - Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Oscar e D"Alessandro; Dagoberto e Leandro Damião

Juventude

O Juventude entra no Estadual para tentar retomar os períodos de glória dos anos 90. Embalada pela conquista da Copa Laci Ughini, a equipe de Caxias, comandada pelo ex-zagueiro Piccoli, que também é a atual campeão do interior, promete lutar para levantar a taça do Estadual em 2012. O grupo é praticamente o mesmo que terminou a atual temporada, com a inclusão dos meias Nem e Athos, o lateral-direito Rafael Mineiro e o atacante Jonatas. Os destaques são o goleiro Jonatas, os volantes Leo Maringá e Jardel e o atacante Zulu.
Time - Follmann, Rafael Mineiro (Ramiro), Rafael Pereira, Bruno Salvador e Everton; Ricardo Filho, Tássio, Nem e Athos; Jonatas Belusso e Eraldo.

Santa Cruz

Após terminar o Gauchão/2011 na 11ª colocação, o Santa Cruz sonha com metas mais ambiciosas para 2012. O grupo foi reformulado. Jogadores como o centroavante Creedence Clearwater e o meia Castor assinaram contratos para tentar colocar a equipe do técnico Edson Porto entre as protagonistas da competição. Do grupo inicial, a diretoria mandou embora dois zagueiros e trouxe Robinho, Minica e Sidnei. O time na semana da largada tem a desconfinça do torcedor, porque em seis amistosos da pré-temporada, foram quatro empates e duas derrotas.
Time - Wender; Robinho, Teda (Mimica) e William Vinícius; Tiago Rannow, Uilliam, Castor, Cristiano e Márcio Goiano; Creedence e Leonardo

São José

O São José apostará na falta de entrosamento dos adversários no início de temporada para tentar surpreender. O time da zona norte de Porto Alegre, que tem Agenor Piccinin de técnico, acredita que pode chegar às fases decisivas da Taça Piratini. Para isso, a direção trouxe o zagueiro Fabiano Eller, campeão mundial pelo Inter em 2006, e o ex-gremista Anderson Pico.
Time - Tiago Volpe; Anderson Pico, Glauco, Fabiano Eller e Reinaldo; Leandro Leite, Marabá, Cleber Oliveira e Francisco Alex; Anderson Ataíde e Xavier

Ypiranga de Erechim

As aspirações do Ypiranga no Gauchão de 2012 são modestas. O principal objetivo é não ser rebaixado para a Divisão de Acesso em 2013. O clube de Erechim passou por uma mudança de gestão na atual temporada. A parceria de oito anos com o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, também de Erechim, terminou na metade desta temporada. As novidades do Ypiranga iniciam pelo banco de reservas com o técnico Karmino Colombini, que veio do futebol paulista, além do experiente atacante Tiago Duarte.
Time - Tulio; Éder, Thomas e Ralf; Tiago Maciel, Fábio Duarte, Almeida, Edinho e Serginho; Lucas Precheschi e Tiago Duarte.

Lajeadense
Em 2011, o Lajeadense terminou o Gauchão na oitava colocação. Para 2012, o alvi-azul do comandante Benhur Pereira tem projetos mais arrojados. A base que terminou a Copa Laci Ughini foi mantida. Entre os jogadores, o meia Bruninho é o principal destaque da equipe. O objetivo é lutar pelo título do campeonato do interior. Mas a principal atração do clube é o novo estádio - Complexo Nilson Giovanella - que será inaugurado oficialmente no dia 25 de janeiro, quando o Lajeadense encara o Caxias pela segunda rodada.
Time - Fernando; Alexandre Bindé, Micael, Bruno Sá e Wellington Baroni; Rudiero, Ramos, Jucemar e Bruninho; Tatá e Jandson

Canoas

Após atingir o objetivo de não ser rebaixado no Gauchão do ano passado, o Canoas aposta em Marcelo Estigarribia para lutar por uma vaga às quartas de final de um dos dois turnos em 2012. A direção ainda trabalha para buscar patrocínios e diminuir as dívidas do clube. A equipe permanecerá atuando no complexo esportivo da Ulbra.
Time -
Nei; Mader, Carvalho, Ricardo e Cauê; Davi, Didé (Matias), Jé e Miro Bahia; Simon (Telê) e Hyantoni (Márcio)

São Luiz
O São Luiz iniciará o Gauchão para tentar uma vaga nas quartas de final nos dois turnos. O técnico Gelson Conte promete lutar para não cair durante a competição. Para fortalecer ainda mais o grupo e dar experiência aos companheiros, a direção trouxe o veterano artilheiro Sandro Sotilli.
Time - Vanderlei; Danilo, Tiago Costa, Neguetti e Xaro; Baiano, Alejandro, Muller Santos, Adriano Paulista; Lorival e Douglas

Grupo 2

O Grêmio desponta como o principal candidato ao título do Grupo 2. O Tricolor gaúcho foi às compras e trouxe jogadores como Kleber e Marcelo Moreno. O Cruzeiro espera repetir a campanha do último Gaúchão e lutar pelas posições de destaque. O Veranópolis deseja surpreender os favoritos. Enquanto isso, Caxias e Novo Hamburgo, que formaram boas equipes nas últimas temporadas, não contrataram grandes nomes.

Grêmio

Após perder o título do Gauchão em pleno Olímpico, o Grêmio não quer deixar o Inter com a taça por mais um ano. A direção montou um grupo de jogadores capaz de lutar tanto pela Copa do Brasil quanto o estadual. Para 2012, o clube contratou o atacante Kleber, o zagueiro Douglas Grolli e os meias Felipe Nunes e Marco Antônio. O ex-jogador Caio Júnior tem a missão de comandar a reação gremista.
Time - Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Julio Cesar; Rochemback, Fernando, Douglas e Marquinhos; Kleber e Marcelo Moreno

Caxias

Para 2012, o Caxias pretende realizar um Gauchão mais equilibrado do que na temporada passada, quando foi vice-campeão na Taça Piratini e último lugar do Grupo 1 na Taça Farroupilha. A direção montou um novo grupo de jogadores. Paulo Porto é o comandante da equipe caxiense, que que perdeu o goleiro André Sangalli que rompeu o tendão e só deve retornar no segundo turno do campeonato. Emprestou o garoto Pedro Henrique para o FC Zurique, da Suíça e trouxe Diogo Torres, destaque do Cruzeiro/Porto Alegre no ano passado.
Time - Paulo Sérgio; Maidana, Jean, Lacerda e Fabinho; Umberto, Mateus, Alisson e Juninho; Diogo Torres e Rafael Santiago

Avenida

Retornando à elite do Gauchão, o Avenida mira uma vaga às quartas de final dos dois turnos do estadual em 2012. No entanto, o clube sabe que a prioridade é permanecer na Série A para 2013. A equipe trouxe o centroavante Leonardo, que jogava no Smouha, do Egito. Nomes como os zagueiros Anelka e Bill foram mantidos. O Periquito madrugou na montagem da comissão técnica, contratando o polêmico Bagé, que mais tarde deixou os Eucaliptos. Para vaga de Bagé, o alviverde contratou o santa-cruzense Gilmar Iser, que chega com ambições de colocar o clube entre os quatro classificados de cada turno.
Time - Feijão; Carlos Alberto, Anelka, Bill, Morisco e Dudu; Juninho, Alexandre, Edimar e Davis Thiago; Leonardo

Cruzeiro
A surpresa em 2011 pretende se fixar e realizar um campeonato ainda melhor em 2012. O Cruzeiro deseja demonstrar que o quarto lugar do Gauchão desta temporada não foi um acaso. A base do time foi mantida. O atacante Jô, um dos destaques da equipe, retornou após passar por Inter, Vila Nova/GO e Luverdense-MT. Beto Campos campeão da Segundona/2011, pelo Avenida, é o comandante do primeiro adversário do Santa Cruz no Estadual.
Time- Fábio; Márcio (Edson), Claudinho, Leo Carioca e Faísca (Tinga); Alberto, Henrique Muller, Jean Paulo e Carlos Eduardo; Jô e Davidson (Gavião).

Cerâmica
O Cerâmica aposta na base do time que conquistou a vaga para a elite do Gauchão em 2012. O clube manteve a maioria dos atletas que disputou a Divisão de Acesso. O técnico Lico pretende trabalhar com 28 jogadores. O principal reforço foi a chegada do volante Nunes, ex-Grêmio.
Time - Cesar; Diogo Saraiva, Djair, Marcão e Pedro; Nunes, Robson, Rafael e Cidinho; Rogerinho e Dinei

Veranópolis
Apostando no equilíbrio entre as equipes, o Veranópolis sonha em surpreender no Gauchão de 2012. Décimo colocado no último estadual, o time da Serra Gaúcha aponta apenas a Dupla Gre-Nal e o Juventude como superiores. No ano em que completa 20 anos, o time espera ficar com a taça do interior. Gilmar Dal Pozzo comanda o VEC pela quinta vez.
Time - Luiz Muller; Fininho, Fred, Émerson e Dener; Marcos Rogério, Eduardinho, Raulen e Leandro Diniz; Maranhão e Lê.

Novo Hamburgo
O Novo Hamburgo muda a sua postura para o Gauchão de 2012. O clube não apostará em jogadores famosos como nas últimas temporadas. A direção do Anilado diminuiu a folha salarial e está investindo na estrutura do clube e buscou o treinador Itamar Schulle, que realizou pré-tempirada em terras catarinenses.
Time - Rafael, Alexandre, Amarildo, Luis Henrique, Marlon, Russo, Chicão, Preto, Clayton, Juba e Paulinho Macaíba.

Pelotas
O Pelotas deseja ficar entre os quatro primeiros do Gauchão em 2012. O clube iniciou a preparação no dia 1º de dezembro. Antes da competição, o time do técnico Carlos Gavião (ex-jogador do Grêmio e Santos) realizará um amistoso contra um adversário da Argentina ou do Uruguai.
Time - Martín Góngora; Paulinho, Fernando Cardozo, Marco Tiago e Brida; Danilo Portugal, Carlos Augusto, Maicon Sapucaia e Leandrinho; Clodoaldo e Guly.


Ari Resch
Portal Gaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário