sábado, 12 de maio de 2012

Editorial

A Semana em Camaquã foi muito violenta e trágica deixando muitas pessoas chocadas e inconsoladas, onde houveram três acidentes de trânsito com vítimas fatais, resultado na morte de três pessoas, além de uma execução em plena luz do dia no centro da cidade.

Muito se fala na sinalização adequada e falta de fiscalização de trânsito, que com certeza concordo que deva ser mais eficiente, mas acredito que a gênese principal do problema seja o próprio ser humano, a falta de educação, e quando falo em educação estou me referindo a educação escolar, educação de aprender e ter consciência do que é certo ou errado.

portanto, acredito que para resolver ou minimizar a problemática: morte em acidente de trânsito e homicídios - que não é só de Camaquã, a médio-longo prazo, duas disciplinas teriam que ser urgentemente inseridas nos currículos escolares desde a preescola, e isto teria que acontecer com muita seriedade e também nas escolas particulares. São elas EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E PREVENÇÃO ÀS DROGAS.

Mas parece que o cenário organizacional político e social brasileiro tem interesse de levar a nossa sociedade a beira do caos e das desgraças.

Quer fazer um teste! pergunte ao seu filho em casa se alguma vez ele teve aula na escola sobre Educação para o Trânsito (se pelo menos ele sabe o que é isto) ou Prevenção às Drogas (Prevenção às Drogas é aplicado em algumas escolas somente através de um programa da Brigada Militar denominado PROERD).

Vejam bem, tudo isto não é culpa dos professores - que na minha ótica trabalham demais pelas condições que lhes são oferecidas, e sim da sistemática de educação que é implantada pelo Governo. 

Vocês sabem qual foi o real motivo da disciplina OSPB (Organização Social e política do Brasil) ser excluída do currículo escolar?


JUARES DA LUZ
O editor
   

4 comentários:

  1. Volmir Zacher Bierhals13 de maio de 2012 às 00:20

    Concordo com tudo que tu colocaste no teu comentário com relação em que tudo se baseia na educação, pois se quisermos um futuro melhor devemos começar a ensinar melhor nossas crianças o que é certo e o que é dever e direito. Tu falaste do porque de OSPB não fazer mais parte das disciplinas da Escola. E faz muita falta mesmo, pois simboliza o amor à Pátria, aos símbolos nacionais, todos sabiam o Hino Nacional ou do RS, tinham mais zêlo e respeito pelo país. Mas tem uma outra disciplina que também faz muita falta nas nossas escolas: MORAL E CÍVICA, que ensina entre outras coisas a sermos cidadãos de bem. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem apropriada a sua colocação Volmir, realmente Educação Moral e Cívica era uma disciplina tão ou mais importante do que OSPB! E aí por quê tiraram também? Eles sabem a resposta!

      juares da Luz

      Excluir
  2. Perfeito Juarez, belo comentário. Mas como tu mesmo disse, o resultado dessas disciplinas serem implantadas nas escolas traria um resultado a médio e longo prazo. Não podemos esquecer da atualidade, e já vimos que campanhas sobre consciência no trânsito não estão resolvendo. Sei que algumas auto-escolas da cidade realizam um trabalho a pedido das escolas sobre educação e normas de circulação a seus alunos, basta que as escolas organizem as turmas e os dias e entram em contato com as auto-escolas. As auto-escolas até tentam mudar o pensamento do candidato a habilitação, mas qualquer psicólogo sabe que aos 18 anos o caráter do individuo já está praticamente formado, e este infelizmente decide pelo que é certo ou errado para si. Uma ação rápida e que ainda inibe um pouco a imprudência no trânsito é a fiscalização mais intensiva, multas e punições. No caso do último acidente, falou-se que os condutores dos carros estariam disputando "pegas" e isso é muito sério e precisa ser investigado, pois se for verdade isso da suspensão do direito de dirigir ao condutor, além de multa multiplicado por 3 e outras medidas, mas claro, vamos deixar que a polícia investigue e que se faça justiça aos responsáveis.

    ResponderExcluir
  3. Sr Juarez,
    Concordo contigo quando afirmas que a escola tem um importante papel na educação p/ o trânsito e no combate/prevenção às drogas. Porém, me parece ingênuo creditar tal responsabilidade apenas à instituição escolar, já tão desgastada e com inúmeros papéis a ela delegada além de ensinar. Com todo respeito, mas EDUCAÇÃO é algo que vem de berço e a sociedade (aí se inclui a escola), ao longo da vida, auxilia nesta formação. Tenho dúvidas se a inclusão de disciplinas como OSPB conseguiriam dar conta dos problemas que nos afligem hoje, considerando que os problemas atuais NÃO são os mesmos de quando esta disciplina foi criada e implementada. Arrisco dizer que muitas pessoas que causam acidentes e matam pessoas sabem o hino bem decorado. Falta consciência, respeito ao próximo. No caso de Camaquã, reitero: falta policiamento ostensivo nas ruas. Os desrespeitos de motos e carros acontecem em plena luz do dia, só não vê quem não quer.
    abraço.

    ResponderExcluir