terça-feira, 10 de julho de 2012

Bancários gaúchos aprovam proposta de 15% de reajuste

Plenária final da Conferência Estadual definiu eixos para a Campanha Salarial.
 
A plenária final da 14ª Conferência Estadual dos Bancários mobilizou os 497 delegados e delegadas, na manhã deste domingo,08, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. A principal deliberação da Conferência foi a definição da proposta de índice de reajuste de 15%. A proposta dos bancários do RS será apresentada na Conferência Nacional, que ocorre de 20 a 22 de julho, em Curitiba, quando será aprovado o índice definitivo a ser negociado junto às demais reivindicações da categoria com os banqueiros.

A estratégia de negociações para a campanha salarial de 2012, aprovada por unanimidade dos votos pela Conferência prevê a mesa geral com a Fenaban e negociações de fato das questões específicas de cada banco.

Os bancários deliberaram pela não renovação da cláusula de resolução de conflitos no local de trabalho e pela instalação de comissões de ética nos sindicatos, com o objetivo de analisar todos os casos de violência organizacional que ocorrem em suas bases. A Conferência também aprovou a proposta de reivindicação do fim das metas nos bancos.

A maioria dos delegados da Conferência Estadual rechaçou a proposta de contratação da remuneração variável. Para os bancários, a categoria deve continuar a lutar por um salário digno, sem vinculação às metas para evitar situações que levem à sobrecarga de trabalho, assédio moral ou outras formas de violência organizacional que causem o adoecimento dos trabalhadores.

Quanto ao calendário para a campanha salarial de 2012, os bancários gaúchos levarão à 14ª Conferência Nacional a proposta indicativa de greve da categoria ainda no mês de setembro. A realização de uma forte campanha nacional pelo cumprimento da jornada de trabalho também foi deliberada.

O Sindicato dos Bancários de Camaquã participou ativamente da Confrência com uma delegação de 14 bancários e bancárias.

Rede de Comunicação dos Bancários/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário