quarta-feira, 4 de julho de 2012

Reunião marca entrega de documentação ao banco financiador da construção da montadora chinesa em Camaquã

Estiveram reunidos na Prefeitura de Camaquã, na manhã desta quarta-feira (04/07), com o prefeito Ernesto Molon, os diretores da GBL Ásia Ltda. e o representante do banco financiador Creditaria, Marcelo Gregório, que irá financiar a construção da montadora chinesa Shiyan Yunlihong em Camaquã. 

O encontro marcou a entrega da auditoria financeira para o banco financiador do empreendimento avaliado em R$ 70 milhões. Na ocasião, os empresários Guilherme Roehe, João Batista Ribeiro e Lúcio Guazzeli destacaram que a tramitação burocrática está avançando de maneira rápida e que em função de ser uma negociação entre os dois países há diversos prazos que precisam ser respeitados. “Estamos em contato permanente com os empresários chineses e dentro de 15 a 20 dias já teremos instalado o nosso escritório em Camaquã”, afirma Roehe. Acompanharam também a reunião o secretário do Desenvolvimento e Empreendedorismo, Clóvis Rodrigues, o assessor jurídico da Procuradoria, Marcelo Monser, e o empresário Volnei Ribeiro.

O próximo passo será a seleção da empresa construtora: “Provavelmente serão duas, uma da parte da infraestrutura e outra da construção propriamente dita que deverá terceirizar as etapas da construção uma vez que as empresas desta área possuem serviços especializados”, comenta Guazzelli. Ele acrescenta que várias construtoras se habilitaram, inclusive uma delas do estado de São Paulo, mas que a decisão será tomada no momento correto. A previsão de conclusão da obra é de um ano. Para o empresário o empreendimento ao natural traz outras empresas que se instalarão em Camaquã, a exemplo do Sindicato Estadual de Cegonheiros que abrirá seu escritório nos próximos dias.

Sobre assunto, o prefeito Ernesto Molon salienta que o município está preocupado em viabilizar novas áreas para a instalação de outros sistemistas, uma vez que o custo do frete encarece o custo da produção. “Sem dúvida este é um empreendimento que trará muito desenvolvimento e que irá valorizar as propriedades no município”, finaliza lembrando do impacto no mercado imobiliário.

Sobre a contratação de mão de obra especializada eles afirmam que de imediato serão gerados 300 empregos na construção civil: “Toda a contratação será feita através de empresas de recursos humanos que farão todo o processo de seleção e recrutamento de profissionais”, afirma Ribeiro. Para eles, a fluência no inglês será fundamental tanto no escritório como na fábrica. Outro ponto destacado é que todos receberão treinamento de ponta inclusive com profissionais que trabalham na montadora chinesa como é o caso dos engenheiros. Foi destacada ainda a importância da parceria com o IFSUL, o Senac e o Senai, além de outras empresas locais que também se disponibilizaram a realizar a capacitação técnica: “Os grupos de mão de obra serão buscados e qualificados a seu tempo certo, conforme o andamento do empreendimento”, completa Guazzelli.

O grupo destacou também que espera uma postura pró-ativa da cidade de Camaquã, escolhida principalmente por ser uma cidade menor e oferecer essa proximidade entre as pessoas. “Sabemos que este contato mais próximo é um diferencial importante, em breve todos estaremos vivendo em Camaquã, convivendo com as pessoas da comunidade e queremos crescer junto com o município”, afirma.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário