quinta-feira, 11 de abril de 2013

CRAS do Cônego Walter: referência além do nome

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Cônego Walter, em Camaquã, realizou, no início deste mês, uma tarde de recreação para as dezenas de crianças moradoras da comunidade, que recebem atenção da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social.

Ambientada no clima da Páscoa, a festa teve apresentações artísticas, brincadeiras e “toca do coelho”. Crepes, cupcakes, cachorro-quente e refrigerante foram distribuídos. O evento, que atendeu a um total de 72 crianças, foi organizado e promovido pela equipe do CRAS, coordenado pela assistente social Juliana Rickes.  
 
Localizado na rua Ivan Alcides Dias, 150, o CRAS Cônego Walter trabalha com 120 crianças e adultos, que participam semanalmente das atividades oferecidas. As ações trabalhadas para prevenir a vulnerabilidade social se centram no desenvolvimento das potencialidades individuais, no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e na ampliação do acesso à cidadania.

Uma assistente social, duas psicólogas, uma orientadora pedagógica, um orientador social, além de três outras servidoras compõem a equipe do centro, que funciona de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h, com intervalo no horário do almoço. Além de moradores do Cônego Walter e Ouro Verde, são atendidas pessoas dos bairros Vila Nova, Carvalho Bastos, Santa Bárbara, Banhado do Meio e São Pedro.

Programas  
 
Entre os projetos desenvolvidos pelo “CRAS do Cônego”, denominação abreviada para tratar o centro, referência de serviço da Ação Social, estão o Saber Viver, no qual se trabalha as necessidades de acordo com a faixa etária; a Hora do Conto, com crianças de 1 a 6 anos); o ProJovem, que age no fortalecimento dos vínculos afetivos de jovens e Fortalecendo Laços, com crianças de três a cinco anos que também apresentam dificuldades de relação familiar. (Imp Prefeitura de Camaquã).

Um comentário: