quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

JECRim de São Lourenço do Sul com apoio da Brigada Militar cria o Projeto de Conscientização no Trânsito

Foi lançado na última quarta-feira (07/12), no auditório do Fórum de São Lourenço do Sul/RS, “O Projeto de conscientização no trânsito pelo Juizado Especial Criminal (JECRim)”. A iniciativa foi idealizada pelo juiz da Comarca, Max Akira Senda de Brito, com a promotora de justiça, Gabriela Monteiro e o defensor público, João Otávio Carmona Paz, com apoio da Brigada Militar.

O projeto consiste na realização de audiências preliminares em delitos de trânsito de menor potencial ofensivo, a fim de ofertar transação penal ou suspensão condicional do processo. Dentre as condições para não iniciar ou suspender a ação penal, o autor do fato deve assistir uma palestra sobre violência no trânsito e direção defensiva a ser realizada no mesmo dia, logo após as audiências.

O 1º sargento Justino Antônio Irrasabal da Silva, especializado em palestras sobre trânsito, orienta os infratores sobre as normas de trânsito, os riscos de dirigir embriagado, bem como as formas de direção defensiva. São também apresentadas imagens de acidentes com vítimas fatais decorrentes do descumprimento das normas de segurança no trânsito, especialmente dirigir embriagado ou não usar o cinto de segurança.

O resultado já no primeiro dia foi bastante positivo, avalia o Juiz. Os próprios autores do fato que aceitaram a proposta e assistiram a palestra saíram elogiando bastante a exposição.

O magistrado acrescenta tratar-se de uma contribuição do Judiciário de São Lourenço do Sul, agindo como agente transformador da realidade social, com intuito de tentar reduzir os números cada vez mais assustadores da violência no trânsito.

Foto: Ronaldo Alves / São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário