sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Datas Comemorativasação

Hoje (13 de janeiro) é Dia da Criação do Museu Nacional de Belas Artes.

(Foto: Reprodução)

São Paulo, janeiro de 2011 - O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, completa 74 anos de sua criação em 2011. Criado pela lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937, o museu teve sua inauguração no dia 19 de agosto de 1938, com a presença do então presidente Getúlio Vargas. A nova instituição instalou-se desde a sua criação no edifício da Escola Nacional de Belas Artes. O arquiteto autor do projeto foi um dos mestres da Escola, Adolfo Morales de Los Rios (1858-1928). O edifício foi elaborado no estilo fin-de-siècle e lembra certos palácios renascentistas franceses (influência do Louvre de Paris, por exemplo), além de apresentar características formais neoclássicas.

O MNBA está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), integrante do Ministério da Cultura, e tem por objetivo a aquisição, conservação,  pesquisa e divulgação de obras de arte que evidenciem a evolução da produção artística brasileira e estrangeira. O acervo do museu teve origem na pequena coleção de quadros trazidos ao Brasil por Joachim Lebreton (1760-1819), chefe da Missão Artística Francesa, que aqui chegou em 1816. A essas obras foram acrescentadas outras pertencentes à coleção de Dom João VI, a fim de formar a Pinacoteca da Academia Imperial de Belas Artes.

O enriquecimento da coleção deu-se através de aquisições e, principalmente, de generosas doações por parte de colecionadores e artistas. O fato dos alunos da Escola Nacional de Belas Artes, subsidiados pelo governo, em seus estudos na Europa, enviarem obrigatoriamente certo número de trabalhos para o Brasil ajudou no crescimento do acervo. Além desses, ficaram no museu as obras premiadas nas Exposições Gerais de Belas Artes, promovidas pela Academia Imperial, e no Salão Nacional de Belas Artes, realizado pela escola. Não menos significativo foi o mecenato de ilustres personagens como os Barões de São Joaquim, Luís Resende, Guilherme Guinle, entre muitos outros que doaram coleções completas de artistas notáveis.

Entre pinturas, esculturas, arte sobre papel, arte decorativa (incluindo imaginária, mobiliária, cerâmica e diversos), numismática e medalhística, arte popular brasileira, arte popular estrangeira, arte africana, arte indígena,  livros e documentos,  o acervo do MNBA conta com cerca de 60 mil itens,  distribuidos em 13 mil m² de área construída. 

O Museu Nacional de Belas Artes é a instituição do Brasil que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Percorrendo o local, o visitante pode vislumbrar a história das artes plásticas no Brasil, desde os seus primórdios até a contemporaneidade.
 
 
Onne

Nenhum comentário:

Postar um comentário