sábado, 14 de setembro de 2013

A Língua Portuguesa nos países africanos foi tema de encontro da Secretaria da Cultura de Camaquã

Dentro da programação do segundo quadrimestre da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Camaquã, foi trazido ao Cine Teatro Coliseu um dos temas mais estudados no meio histórico, social e literário: a Literatura de Língua Portuguesa dos Países Africanos. Para abordar e discutir o assunto foram convidados os escritores Jane Tutikian, da UFRGS, Frederico Cabral, de Guiné- Bissau e o angolano Pedro Ventura. O encontro aconteceu no último dia 29 de agosto.

O especialistas apresentaram uma visão panorâmica da literatura nos países do Continente Africano de língua portuguesa, com ênfase aos períodos de transformação e de implantação de significativos projetos literários de cada país. Nas palestras foram lembrados nomes importantes da literatura africana-portuguesa como Agostinho Neto, Pepetela, Agualuza, Mia Couto e Paulina Chiziane.

A mediação do painel foi feita pela professora Roberta Flores Pedroso, lque atua na SMCT. Após as palestra, uma apresentação artística do Rancho Folclórico Centro Português 1º de Dezembro, encerrou a noite. (Fonte: Ass Com Soc Gov Mun).

Nenhum comentário:

Postar um comentário