sábado, 21 de setembro de 2013

Semana Farroupilha 2013 da EMEF Rui Barbosa de Chácara Velha, município de Camaquã

Mais uma vez, um sucesso absoluto de público e belas atrações fizeram desta tradicionalíssima festa no interior, um exemplo de orgulho da tradição gaúcha

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada a 17 km de Camaquã, na localidade de Chácara Velha vem emplacando nos últimos anos uma intensa programação farroupilha que cada vez atrai mais público não só do município como da região.

Neste ano mais uma vez, o evento teve um desfecho que superou as expectativas da direção da escola. Na noite de abertura, 18 de setembro, o Piquete dos Amigos, cujo patrão, é o Sr Luis Boeira, realizou o translado a cavalo do CTG Camaquã para escola, com um número superior a 50 cavalarianos, participando da cavalgada.

Ainda nesta noite, a missa crioula realizada pelo padre Tiago, foi um dos atrativos, que levou o público a sensibilizar-se em fé e devoção no estilo gaúcho. Chuvisca, através do seu GCN Amigos da Tradição tiveram a responsabilidade de realizar brilhantemente suas apresentações, encantando aos presentes na noite.

A ronda noturna deste dia ficou por conta do mesmo piquete que transladou a chama crioula.

Já no dia 19, quinta-feira, tivemos a realização de rondas com oficinas educativas, preocupação constante da EMEF Rui Barbosa, para que as mesmas desenvolvessem conhecimentos sobre nossa rica e diversificada cultura. Assim pela manhã a EMEF 15 de Novembro de Santa Auta, realizou a ronda com a oficina sobre Os mistérios do chimarrão.

Ao meio dia, a ronda foi realizada pela SME, com a oficina sobre danças tradicionais, e almoço contando com as presenças do prefeito João Carlos Machado, secretária de educação Jussara Jaques e secretária de cultura Marla Sans. Já na parte da tarde, realizaram ronda os alunos da EMEF Érico Veríssimo de bandeirinha, com oficina sobre a lenda do Negrinho do Pastoreio. A ronda noturna do dia 19 foi realizada pelo Piquete Terceira Idade de Camaquã.

Na segunda noite, um encontro com as invernadas artísticas do CTG Sentinela Farroupilha de Cerro Grande do Sul, além do Grupo de danças Tradicionalistas da Escola Rui Barbosa encantaram a todos.

O prefeito João Carlos Machado em sua fala de despedida no galpão parabenizou a escola e a organização do evento ressaltando a importância do trabalho realizado. Já a secretária de educação, professora Jussara Jaques pronunciou-se dizendo que viveu momentos distintos na ronda, primeiramente de emoção com a apresentação do Grupo Mirim de Danças Tradicionais da escola, principalmente pela coreografia de entrada que faz homenagem aos heróis mortos na revolução, resgatando através da dança um pouco da história, e em seguida de descontração e conhecimento na realização da oficina de danças tradicionais gaúchas.  

A direção da escola faz um reconhecido agradecimento aos pais, grandes parceiros, apoiadores incondicionais, aos alunos do grupo de danças, que tão brilhantemente levaram o nome da escola para Capão da Canoa, Boqueirão, Boa Vista, Chuvisca, Cerro Grande do Sul, Camaquã, Santa Auta e Chácara Velha, locais por onde o grupo realizou suas apresentações.

Durante o dia 20 de setembro o grupo encerrou sua programação participando junto com o Piquete dos Amigos do tradicional Desfile Farroupilha de Camaquã, juntando-se aos mais de 80 cavalarianos do referido Piquete. (Fotos: divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário