sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Datas Comemorativas

Hoje (20 de setembro) é Dia da Revolução Farroupilha / Dia do Gaúcho / Dia do Coletor de Lixo / Dia Internacional da Limpeza (UNESCO) / Dia do Funcionário Municipal / Santo André Kim e Companheiros Mártires / Dia do Anjo Rehael.
 
Dia da Revolução Farroupilha
 
A Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta ocorrida no Brasil. Foi liderada pelos estancieiros do Rio Grande do Sul, que queriam mais autonomia para a região e a redução dos impostos sob o charque gaúcho.

Em 20 de setembro de 1835, o estancieiro Bento Gonçalves tomou a cidade de Porto Alegre e depôs seu presidente, dando início à Revolução. No ano seguinte, a República Rio Grandense foi proclamada e a rebelião atingiu outras províncias do Sul do país.

Em Santa Catarina, Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi proclamaram a República Juliana. A Revolução começou a perder força a partir de 1840, quando grande parte do exército estava na região. Lideradas por Duque de Caxias, as tropas imperiais conseguiram derrotar os revolucionários e, em 1845, foi assinada a Paz de Pancho Verde, pondo fim à Revolução Farroupilha. (Fonte: Igeduca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário