terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nota do PSB de Tapes sobre as agressões sofridas pelo secretário-geral do partido

É com estarrecimento que tomamos conhecimento de que na manhã do dia 10 de setembro de 2013 nosso militante e Secretário-Geral do Diretório Municipal do PSB de Tapes, o ambientalista Júlio Wandan, Coordenador do Movimento Os Verdes, foi covardemente agredido em episódio lamentável, o qual as próprias testemunhas classificaram como uma tentativa de assassinato, enquanto registrava, através de sua máquina fotográfica, a execução de obras públicas de drenagem de esgotos na orla da Laguna dos Patos (Pinvest) promovidas pela Administração Municipal. Seu agressor, conforme relatos e testemunhos juntados ao inquérito, foi levado ao local em um veículo oficial do Município e o agrediu com uma ferramenta do tipo "enxada". 
 
Todo o ocorrido foi acompanhado por testemunhas e gerou boletim policial na delegacia local.
Julio Wandan, além de nosso companheiro, é reconhecido ativista ambiental do nosso Estado, sendo fundador do PV, militante da causa ambientalista há mais de 20 anos e atualmente um dos coordenadores da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente – APEDeMA/RS.
 
Neste momento de grande preocupação em relação à gravidade dos fatos e de solidariedade ao nosso companheiro, CONVOCAMOS todos os nossos militantes e simpatizantes a se unirem. No entanto, não é o momento de repercutirmos tais fatos nas ruas ou em redes sociais, gerando versões difusas sobre o ocorrido ou de tomarmos as mesmas atitudes de nossos oponentes. Não se trata de um assunto de foro íntimo. Trata-se de uma agressão motivada por causa política e assim será tratada. O PSB confia na Justiça e na Lei, confia na democracia, repudia o autoritarismo, luta por causas coletivas e, especialmente em Tapes, pauta-se pelo diálogo, pela independência e pelo posicionamento político amplamente discutido com suas bases sociais.
 
Não devemos tomar qualquer atitude que não seja discutida nos fóruns partidários. Em breve, após a realização de uma Plenária, emitiremos uma nova nota, tratando amplamente este assunto e outros para os quais já havíamos deliberado em reunião. Convidamos também as demais frentes partidárias democráticas do nosso Município para somarem-se ao PSB neste intento. Nossa voz não será calada por ameaças ou agressões e nenhum crime ficará impune.
 
Saudações socialistas a todos!! 

Executiva Municipal do PSB de Tapes
Partido Socialista Brasileiro

Tapes, RS, 10 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário