quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aterro sanitário recebe calçamento em Camaquã

Medida aumentou a produtividade e trouxe benefícios aos trabalhadores.
 
Uma medida simples que trouxe mais produtividade aos trabalhadoresda Associação União dos Coletores de Resíduos Sólidos de Camaquã foi o calçamento em pedras bloquete nas ruas de acesso do aterro sanitário. A construção dos 2100m de calçamento representa um investimento de R$ 21.350,00. Além disso, também foram construídas quatro baias para o acondicionamento do material já separado.

Conforme a coordenadora do aterro sanitário, a bióloga Clair Jass Fernandes, a iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, traz inúmeros benefícios: “A pavimentação em torno do galpão de triagem e nos acessos a ele melhorou muito as condições de trabalho, uma vez que elimina a lama e a sujeira nos dias de chuva, evita que os caminhões atolem, facilita o carregamento dos fardos de resíduos encaminhados à reciclagem e a entrega do material”.

Todo o material arrecadado através da Coleta Seletiva passa por uma triagem feita pela Associação União de Coletores de Resíduos Sólidos e beneficia cerca de 40 famílias que integram parte da entidade e tiram seu sustento da reciclagem. “É importante que a comunidade nos ajude separando seu lixo seco e entregando no dia que passa o Caminhão Seletinho”, pede.

Ela conta que, no percurso realizado pelo veículo durante a semana pode-se notar que, há bairros que participam mais ativamente e outros que quase não participam. Parte do lixo que chega via coleta comum passa pela triagem também, mas em função do grande volume e de estar misturado, apenas 60% consegue ser aproveitado. “Sabemos que a população às vezes separa, mas coloca junto com a coleta comum, é uma pena pois se perde muito material nesta mistura com o lixo orgânico”, comenta.

O itinerário do caminhão da coleta seletiva e mais detalhes sobre como reciclar o seu lixo pode ser encontrado no site da prefeitura www.camaqua.rs.gov.br no link Coleta Seletiva.
 
 
Foto: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário