terça-feira, 27 de novembro de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (27 de novembro) é Dia do Técnico da Segurança do Trabalho / Dia Internacional da Luta Contra o Câncer / Dia de Nossa Senhora das Graças / Dia do Anjo Lehahiah.

Dia Internacional da Luta Contra o Câncer 

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta para o ano de 2013 o surgimento de 520 mil novos casos de câncer. Este número faz parte da publicação “Estimativa 2012/2013 – Incidência de Câncer no Brasil”, realizada a cada dois anos com base nas informações dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), que tem como objetivo avaliar o impacto do câncer em uma determinada população.

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, aumentou também a ocorrência de alguns tipos de câncer. A previsão é que entre os homens, o câncer de próstata continue sendo o mais comum, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Entre as mulheres, o de tireoide aparece pela primeira vez em quinto lugar, atrás do câncer de pela não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Em seguida vêm os tumores de pulmão, estômago e ovário.

Câncer de mama - Cresce número de diagnóstico em mulheres jovens

Apesar dos avanços, diretor da AAPC diz que a vida moderna propicia o aumento no número de casos.

O câncer de mama continua sendo um desafio. A incidência deste câncer aumenta 1% ao ano. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a previsão para 2013 é de 55 mil novos casos de câncer de mama e 13 mil mortes.

Para Jamir Silva, Diretor da AAPC, Associação de Assistência e Prevenção do Câncer faz um relato sobre o tratamento da doença. "Tivemos avanço no tratamento, no diagnóstico precoce, na conscientização da prevenção e na tecnologia, com equipamentos mais sofisticados, tudo para melhorar a situação do câncer de mama. O progresso na cirurgia foi muito grande, sendo possível, hoje, a oncoplastia com a reconstrução imediata da mama. Houve progresso também na quimioterapia, já que a indústria farmacêutica tem investido bilhões de dólares".

No entanto, em contrapartida a este avanço, o especialista faz um grave alerta: tem-se diagnosticado a doença em mulheres cada vez mais jovens, muitas vezes, abaixo dos 35 anos. "Um dos fatores causais relacionados a este contexto diz respeito ao desenvolvimento. Nas regiões mais desenvolvidas, a incidência da doença é maior. Talvez, a vida moderna esteja propiciando o aumento no número de casos. A alta competitividade do mercado, o estresse, a ansiedade, o medo, são todos fatores que contribuem para a maior incidência do câncer".

E essa mudança no estilo de vida também prejudicou outros dois fatores naturais protetores contra o câncer: a gravidez e a amamentação. "A mulher quer ter poucos ou nenhum filho e, quando tem, amamenta menos por falta de tempo, sendo que amamentação e gravidez são dois grandes fatores protetores contra este câncer".

Na opinião de Silva, a falta de informação e o medo são os principais inimigos da doença e que retardam o diagnóstico. "Por isso, é fundamental campanhas de conscientização, pois chamam atenção para o tema e trazem mais esclarecimentos. É importante frisar que o câncer de mama, se diagnosticado no início, tem grandes chances de cura".

Dicas de Prevenção do Câncer

Oito em cada dez casos de câncer são causados por fatores e comportamentos que poderiam ser evitados: cigarro, hábitos alimentares e conduta sexual. Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção.

Dicas de Prevenção do Câncer
Não fume. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes e cereais e menos alimentos de origem animal e gorduroso.
3. Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente.
5. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de dois anos.
6. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.
9. Evite a exposição prolongada ao sol. O protetor solar deve ser usado durante todo o ano, mas o verão exige cuidados redobrados, principalmente com as crianças. As crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60, devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Além do risco de câncer no futuro, nas crianças a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida.

Maiores informações sobre o trabalho social desenvolvido pela AAPC pode ser obtidos através do fone (11) 97690-8523 ou através do site www.aapcan.org.br perguntas pelo e-mail contato@aapcan.org.br
Jundiai on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário