O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de exclusividade das Policias Militares aplicado nas escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares, de acordo com o interesse da escola.
O programa é composto de 10 ou 17 lições de aproximadamente 60 minutos cada, desenvolvido ao longo de um semestre.
O público alvo são crianças do 5º e 7º ano. Também já tem PROERD para pais em alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul.
O Instrutor é um Policial Militar devidamente treinado e formado, que comparece na sala de aula no mínimo uma vez por semana.
O 30º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Camaquã/RS, atualmente possui instrutores nos municípios de Arambaré, São Lourenço do Sul, Turuçu e Camaquã.
O Soldado Da Luz, Instrutor do PROERD em Camaquã, formou aproximadamente 130 crianças, um total de 4 turmas, no período de 2007 a 2010.
Metodologia de EnsinoO Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens, em outras palavras, a capacidade de jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar de condições adversas.
Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.As metodologias aplicadas além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, é privilegiada a aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia-a-dia, ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.A escola sempre foi e sempre será um local onde o aluno tem de encarar certas frustrações e viver algumas tensões, como: 1. Os pais se atrasam para buscar a criança, e ela espera achando que será abandonada; 2. Problemas com notas e disciplina; 3. Brigas entre alunos; 4. Ferimentos pela prática de esportes. Em contrapartida a estas tensões, a escola deve, obrigatoriamente, ser um local que forneça oportunidades prazerosas à criança, desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais, que façam com que a criança sinta-se envolvida em um grupo, tenha atenção, sinta-se útil e querida.O aprendizado cooperativo é uma importante estratégia utilizada pelo PROERD e consiste na divisão da sala em grupos de alunos, atribuindo-lhes funções e permitindo aos membros dos grupos a resolução de problemas. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno. Os pais tomam conhecimento do programa em que seu filho participará, havendo, ainda, durante os trabalhos, reuniões com os pais ou responsáveis.
Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário