segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROERD: Um programa de prevenção às drogas e à violência

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de exclusividade das Policias Militares aplicado nas escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares, de acordo com o interesse da escola.

O programa é composto de 10 ou 17 lições de aproximadamente 60 minutos cada, desenvolvido ao longo de um semestre.

O público alvo são crianças do 5º e 7º ano. Também já tem PROERD para pais em alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul.

O Instrutor é um Policial Militar devidamente treinado e formado, que comparece na sala de aula no mínimo uma vez por semana.

O 30º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Camaquã/RS, atualmente possui instrutores nos municípios de Arambaré, São Lourenço do Sul, Turuçu e Camaquã.

O Soldado Da Luz, Instrutor do PROERD em Camaquã, formou aproximadamente 130 crianças, um total de 4 turmas, no período de 2007 a 2010.  

Metodologia de Ensino
O  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.
O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.
Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens, em outras palavras, a capacidade de jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar de condições adversas.
Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.
As metodologias aplicadas além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, é privilegiada a   aprendizagem ativa através de encenações teatrais,  trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia-a-dia, ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.
A escola sempre foi e sempre será um local onde o aluno tem de encarar certas frustrações e viver algumas tensões, como: 
1. Os pais se atrasam para buscar a criança, e ela espera achando que será abandonada;
2. Problemas com notas e disciplina;
3. Brigas entre alunos;
4. Ferimentos pela prática de esportes.
Em contrapartida a estas tensões, a escola deve, obrigatoriamente, ser um local que forneça oportunidades prazerosas à criança, desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais, que façam com que a criança sinta-se envolvida em um grupo, tenha  atenção, sinta-se útil e querida.
O aprendizado cooperativo é uma importante estratégia utilizada pelo PROERD e consiste na divisão da sala em grupos de alunos, atribuindo-lhes funções e permitindo aos membros dos grupos a resolução de problemas. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.
Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno. Os pais tomam conhecimento do programa em que seu filho participará, havendo, ainda, durante os trabalhos, reuniões com os pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário