sexta-feira, 22 de abril de 2011

Religião: O verdadeiro significado da Semana Santa e da Páscoa

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão  para salvar a humanidade, então passaram  persegui-lo.

Jesus sabia de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria a morte. Convidou então, doze homens a quem chamou de discípulos, para propagar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes,, um desses Apóstolos, também duvidou que ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que  o capturaram.

Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrando à sua cruz, o qual a carregou por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, caçoado covardemente até sofrer a crucificação (foi pregado na cruz e por deboche o colocaram uma coroa de espinho) e a morte.

Em 323 D. C., o Concílio de Nicéia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido que também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de su morte. Porém comemoravam dois dias apenas (Sábado de Aleluia de Domingo da Ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia de comemoração faz alusão a um acontecimento:
O domingo de ramos refere-se a entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém para comemorar a Páscoa Judaica;
A segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo;
Na terça-feira foi o dia em a figueira foi amaldiçoada;
A quarta-feira é conhecida como o dia das trevas;
A quinta-feira foi a última ceia com seus Apóstolos, mais conhecida como “Sêder de pessach”;
A sexta-feira o dia de seu sofrimento, sua crucificação;
O sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus;
E, finalmente o domingo de páscoa, o dia em que Jesus ressuscitou e encheu a humanidade de esperança e de vida eterna.     

Portanto, na sexta-feira como foi o dia em que Jesus Cristo derramou seu sangue para nos salvar, não devemos comer carne com sangue. Por isso se come peixe, além de ser um símbolo entre os cristãos, pois Jesus repartiu este alimento entre os famintos. 

E, o significado da Páscoa, não é tão somente presentear nossas crianças com chocolates e ovos de páscoa - pois como vivemos em um mundo capitalista isso se tornou um comércio, como tudo vira. O significado da Páscoa transcende a este mundo capitalista. É algo muito mais espiritual e religioso.

Um comentário: