terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Alunos do Programa Mais Educação têm melhor rendimento em sala de aula

Durante este ano, duas escolas de Camaquã aderiram ao Programa Mais Educação com o objetivo da melhoria da qualidade da educação. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina de Godoy Netto, localizada no bairro Getúlio Vargas, a ação iniciou em junho e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sepé Tiaraju, localizada no bairro Santa Marta, em agosto. Mesmo em pouco tempo, ambas notam a melhora no rendimento dos alunos que participam do turno integral.

E o melhor é que os próprios alunos confirmam que estão indo melhor na escola. “Estou gostando muito, as oficinas em turno inverso facilitam o aprendizado, como a de matemática em que as aulas de reforço oferecem técnicas diferentes e aplica na prática o conteúdo”, reforça a estudante do 7º ano da escola Sepé Tiaraju, Ana Carolina, 12. Ao todo, 240 alunos são beneficiados com a iniciativa.

O Programa Mais Educação foi criado pelo Governo Federal a fim de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas. “A Prefeitura disponibiliza um professor para cada escola de 40h semanais para exercer a função de professor comunitário que coordena a oferta de atividades e uma funcionária exclusiva para atender ao programa em cada escola, principalmente em função das refeições, pois os alunos recebem desde o café da manhã ao lanche da tarde na escola”, explica a assessora técnica da SME, Maristela Abel da Silva.

Na escola Marina de Godoy Netto, os alunos do programa fazem todas as refeições na escola e no turno inverso participam das oficinas letramento, futsal, recreação e lazer, danças e atividades de prevenção e promoção da saúde. Na escola Sepé Tiaraju além das refeições, é oferecido o acompanhamento em matemática e letramento, oficina de hip hop, taekwondo, futsal e atividades de prevenção e promoção da saúde.

Os alunos são unânimes, todos pretendem continuar em 2013. “Quero continuar no ano que vem, gosto muito das oficinas e estou ficando mais inteligente”, revela Ismael da Rocha Rodrigues, 12, do 6º ano da escola Marina de Godoy. Seu colega Eduardo Oliveira dos Santos, 11, do 5º ano, confirma: “Acho muito legal participar das oficinas, gosto da de letramento e noto que com ela estou indo melhor na aula”.

Para a coordenadora do programa na escola Sepé Tiaraju, a professora Cibele Raupp, a melhora é notada inclusive pelos professores das demais disciplinas: “É gratificante, pois além de percebermos esta diferença, temos recebido retorno dos professores que elogiaram a melhora no desempenho dos alunos e demonstraram interesse pelo trabalho realizado”, comenta. 

Na escola Marina de Godoy, não é diferente. De acordo com a coordenadora do programa na escola, a professora Kátia Denise Danelon Schimidt, é possível notar uma grande evolução nos alunos, inclusive através do comprometimento: “Eles valorizam a oportunidade que estão tendo e se esforçam para progredir nos estudos e isso é gratificante, pois para nós também tem sido aprendizado”, afirma.
Fotos: Gabriela Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário