segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

É tempo de se organizar para a Cavalgada da Costa Doce

Cavaleiros estarão em Camaquã entre os dias 14 e 15 janeiro.
 
A Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce está organizando a 14ª Cavalgada Cultural da Costa Doce, entre os dias 10 e 20 de janeiro, o percurso inicia em Guaíba e segue até Pelotas. O conjunto de eventos que constituirão a Cavalgada Cultural da Costa Doce, começa no Cipreste histórico em Guaíba, de onde os cavaleiros seguem até Barra do Ribeiro com paradas em Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas. O evento é uma grande confraternização e um momento de conhecer de perto as belezas naturais da Costa Doce no lombo do cavalo e em grande companhia num clima de fraternidade.

Em Camaquã, a passagem dos cavaleiros será na Agropecuária HT – Helmut Tessmann nop dia 14, quando eles fazem uma parada para pouso vindos de Arambaré, e no dia 15 quando serão recebidos na Vila da Pacheca, com uma parada para almoço, acampamento e pouso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Centeno Crespo, às margens do Rio Camaquã, após um percurso de 23km.  
 
Mais informações com o Delegado Titular do Fórum Região Turística da Costa Doce, Carlos Souza Gonçalves pelo email cavalariano@ibest.com.br ou pelos telefones 53 3223.4258 e 53 9103.3410.

Instruções da Organização:

A) Cada participante será responsável pela sua alimentação e bebidas;

B) Fornecer Certificado oficial de participação do evento para cavaleiros, pessoal de apoio.

C) No “trapiche” próximo a Fazenda do Sobrado, dia 19/janeiro/2013, disponibilizaremos um “BOTE” ancorado para levar apenas os pertences “mínimos p/pouso/alimentação e objetos de uso pessoal” neste trecho, (devem ser carregados e descarregados pelos donos ou seus apoios).

D) Local: Colônia de Pescadores Z-3 Laranjal – Pelotas dia 20/janeiro/2013, encontro de Cavaleiros e Grupos de Apoio - 13h30min - Solenidades de confraternização e encerramento do evento.

Valor do CONVITE de Guaíba até Pelotas para a 14ª Cavalgada é R$ 220,00 – Duzentos e vinte reais – e de São Lourenço do Sul até Pelotas é R$ 120,00 – Cento e vinte reais –*(Pagos no próprio local de ingresso da comitiva, e ou cavaleiro na cavalgada).

14ª CCCD – Roteiro

Data: 10 de janeiro de 2013 (Quinta-feira)

Local: CTG Bento Gonçalves – Guaíba – RS. – Rua Padre José Eichelberger, 237 – Centro – Recepção e Concentração das delegações: responsável Sr. Tovar – F: (51) 9688.9820 Hora: – A partir das 06 h da manhã; ás 12 h almoço; SAÍDA: Ás 14h30min. – Guaíba – Momento Cívico no local do CIPRESTE histórico. Saída dos cavaleiros para a Barra do Ribeiro, local do primeiro pouso.

Data: 11 de janeiro de 2013 (Sexta-feira)

Saída ás 7:30 da Barra do Ribeiro, percurso de 27km até a Fazenda do Sr. José Tailor. Nas Figueiras. Local de acampamento e pouso.

Data: 12 de janeiro de 2013 (Sábado)

Saída ás 7:30 da Fazenda Sr. José Tailor em direção a fazenda do Dr. Joaquim Mello percurso 26km local de parada para almoço e descanso, saída a tarde para Tapes, Parque Municipal de Eventos de Tapes, local de pouso percurso 10km.

Data: 13 de janeiro de 2013 (Domingo)

Saída ás 7:30 do Parque Municipal de Eventos de Tapes em direção a Arambaré, Local de parada para almoço e descanso a combinar, local de pouso Parque de Rodeios Municipal de Arambaré, percurso total 38km.

Data: 14 de janeiro de 2013 (Segunda-feira)

Saída ás 7:30 do Parque Municipal de Rodeios de Arambaré em direção a Vila Santa Rita – Praça do Gin. Esportes – Local de parada para almoço – percurso 17km, saída a tarde para a Agropecuária HT – Helmut Tessmann – Mun. Camaquã, local de pouso percurso 16km.

Data: 15 de janeiro de 2013 (Terça-feira)

Saídas ás 7:30 da Agropecuária HT em direção a Vila da Pacheca.

Parada para almoço a ser combinada, acampamento e pouso na Escola Municipal Mario Centeno Crespo, as margens do Rio Camaquã percurso total 23km. Obs. É proibido aos cavaleiros tentar atravessar o Rio Camaquã sem supervisão da organização da cavalgada.

Data: 16 de janeiro de 2013 (Quarta-feira)

Saída ás 7:30 da Escola Municipal Mario Centeno Crespo, e, concentração dos cavaleiros para travessia do rio Camaquã em direção a Fazenda do Sr. João Serpa local de acampamento e pouso. Percurso total 22km.

Data: 17 de janeiro de 2013 (Quinta-feira)

Saída ás 7:30 da Fazenda do Sr. João Serpa em direção a São Lourenço do Sul Chegada a Fazenda do Sobrado local de acampamento e pouso, total de 26km.

Data 18 de janeiro de 2013 (Sexta-feira)

Fazenda do Sobrado, dia livre descanso e confraternização entre cavaleiros, apresentações culturais e tertúlia.

Data 19 de janeiro de 2013 (Sábado)

Saída ás 7:30 do Hotel Fazenda do Sobrado – São Lourenço do Sul – para a Ilha da Feitoria, percurso total 38km, não tem acesso para veículos. (O transporte de apoio é o barco, ou o lombo do cavalo, luz da lua e candeeiro). Acampamento gentilmente cedido pelo Sr. José Ruivo- Empresa Biscoitos ZEZÉ-Pelotas/RS. Recepção oferecida pela organização do evento, (Peixe frito/com pão, na Sotéia – ponto de almoço), após a chegada e acomodação dos cavaleiros no acampamento na Capela da Feitoria, um (Churrasco). – Pouso –

Data 20 de janeiro de 2013 (Domingo)


Saída ás 7h da Capela da Feitoria percurso passando dentro da Lagoa Pequena em direção a Colônia de Pescadores Z-3 Laranjal – Pelotas, sem parada para Almoço percurso total 26km. Confraternização de encerramento.

Obs.-Sujeito a alterações pela comissão organizadora.

Recomendações aos Cavaleiros:

Na chegada, a pessoa deverá apresentar-se ao responsável pela "identificação dos participantes e credenciamento", e receberá a pulseira de "reconhecimento", para melhor segurança de todos, e evitar constrangimentos; é necessário o uso permanente durante o período total da Cavalgada.

*Obs. Caso não concorde, não participará como cavaleiro ou apoio, não será permitida a entrada de pessoas estranhas ao evento e serão encaminhadas às autoridades de segurança, no local da ocorrência.

Deverá levar barraca, saco de dormir ou colchonete, cobertor, almofada ou travesseiro, prato, caneca e talher.

Sugerimos, ainda, levar capa de chuva e agasalho para o frio. Durante o dia, temperaturas acima de 25° são registradas neste período, roupas leves e cobertura evitam males do Sol.

Para melhor hidratação, um cantil deve acompanhar o Cavaleiro, bem como uma mala de garupa para acomodar seus pertences, lanches, máquinas fotográficas, material de higiene pessoal e demais objetos; sugerimos proteger com sacos plásticos.

O Cavaleiro não deverá portar nenhuma arma. Serão admitidas facas e facões que deverão ser utilizados somente para as necessidades da lida do campo e alimentação.

Verificar o ferrageamento de seu cavalo. Avaliar se está em bom condicionamento físico. Revisar a encilha. Verificar se está bem alimentado.

Oferecer água antes de cada percurso. Sempre que houver descanso parar e desmontar.

Ter consciência de sua habilidade como cavaleiro e conhecimento do grau de docilidade e possíveis reações de sua montaria.

Ao encilhar e preparar para montar, se notar qualquer comportamento estranho, consulte os cavaleiros mais experientes e peça para que dêem alguns galopes. Esta ação acalmará o animal e evitará prováveis problemas de conduta na montaria. 
 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário