terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Furto de óleo isolante mineral vem prejudicando abastecimento de energia elétrica para Camaquã e região

Desde o início do mês de novembro vem ocorrendo furtos de óleo isolante mineral dos reguladores de tensão do CRCS/CEEE-D. O primeiro roubo do mês, 07, foi no regulador da Estrada Santa Rita do Sul, próximo a estrada de Arambaré, deixando 583 consumidores sem energia durante nove horas. Nos dias 10, 18 e 22 ocorreram respectivamente os furtos na Estrada da Chuvisca (localidade do Boqueirão Velho), na Estrada de Amaral Ferrador e em Tapes, deixando os consumidores sem luz durante 04, 16 e 02 horas, respectivamente, totalizando 14.184 clientes atingidos.

A demora no reabastecimento de energia é causada pela dificuldade de identificação do problema e devido ao equipamento ficar fora de operação para manutenção, deixando assim de corrigir a qualidade de tensão aos consumidores. O mesmo ocasiona a falha no equipamento, que tem necessidade de em média 30 dias para ser consertado.

O Centro Regional Centro Sul salienta que há riscos de explosão do regulador de tensão à aqueles que tentam manuseá-lo em funcionamento para retirar o óleo e alerta que o óleo isolante mineral é tóxico e pode causar danos à saúde, levando a morte caso pessoas não habilitadas entrem em contato com o equipamento.

Além dos prejuízos contabilizados, outros 02 reguladores estavam sendo saqueados, mas devido à vistoria da CEEE o equipamento foi desativado antes de causar prejuízos à comunidade. Estima-se que o prejuízo do óleo que é utilizado para a melhoria do fornecimento e para evitar queda de energia, gira em torno de R$ 50 mil reais. A CEEE-D já acionou as autoridades locais, que investigam o caso. 
 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário