quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sítio Água Grande une beleza natural e histórica

Foto divulgação
Camaquã - Um espaço que reúne atrativos históricos, culturais e ecológicos. Assim é a Fundação Barbosa Lessa. Fundada em 2005, além de preservar a obra e a memória do escritor e historiador Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929 - 2002), a entidade tem por objetivo conservar a beleza natural e ecológica do Sítio Água Grande, onde no ano de 2003 foi acesa a Chama Crioula Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.

O sítio, encravado na serra do Herval está localizado a 30 Km do centro de Camaquã, na Santa Auta - 5º distrito, e é aberto à visitação. Entre os principais atrativos estão a cascata com 30 metros de queda, além de outras pequenas cachoeiras bem como a casa onde residiu o idealizador do tradicionalismo. Há ainda uma biblioteca em meio à mata nativa e objetos pessoais e livros do autor. O turista pode conhecer também no passeio alguns engenhos e utensílios típicos gaúchos como um carijo para produção artesanal de erva-mate. O guia acompanha os visitantes em trilhas ecológicas numa área de 15 hectares, onde até uma aldeia indígena pode ser visitada.
 
Aldeia indígena. Foto Juares da Luz/BJ
A atual presidente da Fundação Barbosa Lessa, Solange de Souza Renner considera o local um dos mais belos do município. Ela explica que não é necessário agendamento para visitação, apenas no caso de excursão ou acampamento. No local vendem-se apenas bebidas e produtos artesanais, mas mediante agendamento pode ser servido café ou almoço. Com fauna e flora exuberantes, estes são alguns dos atrativos desta reserva ecológica, embora o maior deles seja a magia de partilhar da simplicidade em que vivia o escritor Barbosa Lessa.
 
Foto divulgação
Principais Atrativos

Cascata com 30 metros de queda
Outras pequenas cachoeiras
Casa onde residiu o escritor
Biblioteca em meio à mata nativa
Objetos pessoais e livros do autor
Carijo para produção artesanal de erva-mate
Engenhos e utensílios típicos gaúchos
Trilhas ecológicas numa área de 15 hectares

Agendamento de visitas

Secretaria da Cultura e Turismo - (51) 3671 5288

Presidente - Solange de Souza Renner (51) 3671 4813 ou (51) 8423 5661 - e-mail: solangesrenner@hotmail.com

Caseiros: Edinei e Marisa (51) 9997 3781 ou (51) 9764 0338

Nenhum comentário:

Postar um comentário