sexta-feira, 1 de março de 2013

Camaquã terá UPA e hospital regional não será instalado na cidade

Na terça-feira (19/02), o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente e Desporto, da Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã, vereador Ilson Meireles participou de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde - CMS.

A reunião foi realizada na sede do Conselho, localizado no Centro Administrativo Lins Sperotto Ferrão, foi presidida pela Sra. Lizete Terezinha Oliveira e tinha a seguinte pauta: UPA e Hospital Regional.

Participaram da reunião Rosângela Dornelles, da Coordenadoria Estadual da Saúde de Porto Alegre; Robson Vieira Marques, secretário Municipal de Saúde de Camaquã; Antônio Omar Machado, presidente da Funbeca; os vereadores Antônio Puschnerat, Valdemar Schwanz, Marco Longaray, Marivone Tavares e Alcindo Mendes; além de outros membros do CMS.

Sobre as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Rosangela informou que existem três tipos: tipo 1, para municípios de 50 a 100 mil habitantes; tipo 2, para municípios de 100 a 350 mil habitantes; e, tipo 3, para municípios acima de 350 mil habitantes.

O Município de Camaquã será contemplado com uma UPA, tipo 1, que terá atendimento básico. Além disso, ela informou que o Governo do RS já depositou na conta do Município, o valor de R$ 140 mil, referente à primeira parcela da UPA.

Além disso, o secretário Robson acrescentou que, após a construção da UPA, todos os atendimentos do SAMU serão direcionados para essa unidade e, nos casos graves, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Nossa Senhora Aparecida.

Já sobre o Hospital Regional, a Coordenadora Regional de Saúde informou que não será construído na cidade de Camaquã, tendo em vista que o Hospital Nossa Senhora Aparecida, se for bem equipado, poderá realizar cirurgias de pequenas complexidades, desafogando a demanda de outros hospitais.

Por fim, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaquã encerrou a reunião e declarou estar na expectativa de grandes investimentos para a saúde regional. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário