domingo, 5 de junho de 2011

Educação para o Trânsito

Condições adversas do motorista

Muito importante também para a prevenção de acidentes é o fator motorista. O condutor deve estar em plenas condições físicas, mentais e psicológicas para dirigir.

Várias são as condições adversas que podem afetar o comportamento de um motorista: Fadiga, embriaguez, sonolência, déficits visuais ou auditivos, mal-estares físicos generalizados.

Dirigir cansado é sempre perigoso. Para evitar a fadiga, tome alguns cuidados:

Sempre que possível, evite dirigir nas horas de pico. Saia um pouco mais cedo pela manhã. Evite as rotas de maior congestionamento, mesmo que precise andar um pouco mais.

Adapte-se bem à temperatura. Use roupas leves no calor e agasalhe-se bem no frio. Se seu carro tem ar condicionado, utilize-o até alcançar uma temperatura agradável no interior do veículo. O calor ou frio excessivos causam irritação e estresse, além de afetar os reflexos.

Caso vá cobrir longas distâncias, faça intervalos com frequência, para ‘esticar as pernas’ e ir ao banheiro. Não se esqueça de alimentar-se adequadamente também.

Se sentir que o cansaço bateu mesmo, pare. Descanse ou durma um pouco. E só retorne a direção quando sentir que de fato renovado.

Seu estado emocional também é muito importante. Evite dirigir se sentir que está irritado, preocupado ou ansioso. Confie a direção a um amigo ou tome outro meio de transporte. Relaxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário