Hoje (15 de março) é Dia da Escola / Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Dia da Escola
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que
pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a
interagir com pessoas, a conhecer
novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a
escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal,
é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas
atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no
jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento,
precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da
escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser
exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil
ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos.
Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que
completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram
construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka
Dia Mundial
dos Direitos do Consumidor
Todo ser humano é um
consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram
apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam
serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas.
Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica
(empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto
ou serviço para uso próprio.
As empresas ou pessoas que
produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e
tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço
justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É
um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que
criou o Código de Defesa do Consumidor.
O Código, que entrou em
vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e
obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os
consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.
Mas para que todos consigam
defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o
seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos
consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham
um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam
pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a
volta das etiquetas nos produtos.
É dever do consumidor ter atitudes
que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você
estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também
estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os
brasileiros.
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