quinta-feira, 15 de março de 2012

Espaço do Leitor

Texto na íntegra redigido por Milene.

"Os alunos da escola que reprovaram no primeiro ano do ensino médio que estudavam no turno da manhã passaram para o turno da noite apenas com a decisão da diretora da escola Cátia Pogogeski (acho que assim que se escreve) sem comunicado formal e muito menos autorização dos pais. Lembro que alunos do primeiro ano do ensino médio tem média de idade de 15 anos. Esta situação aconteceu agora no inicio do ano letivo quando minha irmã de 15 anos retornou as aulas e foi comunicada que iria para o turno da noite. Nesta situação ligamos para a coordenadoria e perguntamos o que poderia ser feito, logo a mesma entrou em contato com a diretora Cátia e ela justificou que em breve estaria colocando os alunos que tinham ido para noite e não satisfeitos que iriam ser passados novamente para seu turno de origem, no caso a manhã. Assim, depois de quatro dias retornamos a escola Sete de Setembro e a minha irmã recebeu a noticia de que ficaria durante o periodo da noite pois não tinham vagas na escola no periodo da manhã. Oras, se ela era da manhã sempre foi aluna da escola sendo que a escola tem apenas uma oitava série e cinco primeiros anos, então teria sim uma vaga. Mas a diretora da escola como não aprendeu matemática ela tinha uma turma de oitava série a entrar no primeiro ano, uma turma de repetentes que já possuiam suas vagas garantidas no turno da manhã e os restantes da turmas com vagas disponíveis. Mas como a diretora quis abrir mais vagas sem espaço físico ela simplesmente ignorou os alunos que repetiram o ano e passou todos para noite disponibilizando 33 vagas para manhã sem direito se quer dos pais dizerem se os filhos poderiam ou não trocar de turno. Por fim, a diretora tomou por sua própria conta e risco a responsabilidade de hoje buscar vagas em outras escolas sem também a autorizaçao dos pais, achando que ela pode controlar a vida de 33 alunos. Sendo que a diretora é eleita pela comunidade e não por si só.
Logo, o pessoal que já possuia sua vaga garantida dentro da escola no turno da manhã mas que por ser repetente do primeiro ano do ensino médio sofre a discriminação e a pressão  da diretora para mudar de escola caso não estejam satisfeitos em estudarem no turno da noite".

 
Milene Ribeiro Bueno
Camaquã/RS

O Blog do Juares abre espaço para a Escola se manifestar.

Comentários anônimos não serão publicados.

2 comentários:

  1. É ISTO AÍ MILENE,TEM QUE BOTAR A "BOCA NO TROMBONE",COMO SE DIZ.UMA DIRETORA NÃO PODE,SÓ PORQUE É DIRETORA, TOMAR UMA DECISÃO DESTA A REVELIA,SEM CHAMAR OS PAIS PARA AO MENOS DISCUTIR A POSSIBILIDADE DA TROCA.ISTO TEM QUE SER LEVADO AO CONHECIMENTO DA SME. VÁ FUNDO NO ASSUNTO,BRIGAR POR DIREITOS, TAMBÉM É UM DEVER.VALDIR SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Valdir não é SME,escola estadual pertence a coordenadoria da regiãa, qual faz parte.

    ResponderExcluir