quinta-feira, 8 de março de 2012

Piazzolla Coreografado no Cine Teatro Coliseu de Camaquã

Vocabulário entre a música e a dança teatral  traz  imagens mergulhadas em sentimentos de amor, paixão, nostalgia e solidão.


Integrando a programação do Projeto Sesi Catedrais, no dia 31 de março a Orquestra de Câmara Fundarte vai apresentar o espetáculo Piazzolla Coreografado no Cine Teatro Coliseu na cidade de Camaquã/RS.
 
O evento é uma realização do Sesi-RS, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Camaquã.

Bem recebido pelo público e pela crítica, Piazzolla Coreografado foi aplaudido por  mais de 6.000  espectadores nas nove cidades onde foi apresentado. Teve pré-estreia em novembro de 2010 na cidade de Panambi. Em 2011 o espetáculo foi encenado em Porto Alegre,  Montenegro, Novo Hamburgo, Bagé,  Santa Cruz do Sul, Pelotas,  Rio Grande,  São Leopoldo e Ijuí.  

Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, tendo como solistas Olinda Allessandrini (piano) e Luciano Maia (acordeon), com  a participação dos criadores bailarinos da Troupe Xipô (Daniel Barcellos, Márcio Barreto, Patrick Moraes, Silvia da Silva Lopes e Suzana Schoellkopf),  Piazzolla Coreografado reúne 23 artistas em cena e apresenta repertório exclusivo de Astor Piazzolla, com arranjos assinados por José Bragato e Vagner Cunha.

 
Piazzolla Coreografado
é uma montagem da Orquestra de Câmara Fundarte, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE, tem direção cênica de Carlota Albuquerque, direção musical de Vagner Cunha, concepção coreográfica, de Suzana Schoellkopf e Márcio Barreto, criação da luz de Carmem Salazar, cenário, maquiagem, figurinos e adereços de Fabrizio Rodrigues e direção de produção de Therezinha Petry Cardona,  que também assina a direção executiva da orquestra.

 
O espetáculo Piazzolla Coreografado
retrata imagens mergulhadas ora em sentimentos de amor, paixão, nostalgia e solidão, ora na fuga de lembranças. Passos sem destino, chegadas e partidas, corpos que se entrelaçam para um último tango.

 
Segundo a diretora cênica,  Carlota Albuquerque, o espetáculo busca um vocabulário comum entre a música e a dança teatral,  dentro do universo poético de Astor Piazzolla.  “As cenas em movimento sugerem imagens descobertas a partir da música de um dos mais sensíveis artistas contemporâneos, que conseguiu extrair do retrato regionalista a essência do humano em suas características universais”, diz.

Sobre o
espetáculo, escreveu o pianista e professor de música Armando Baraldi

“O espetáculo surpreende pelo alto nível dos participantes. A integração de linguagens é notável.  Tudo realizado com extrema competência: carismático maestro  e músicos extremamente corretos, coreografias geniais aos bailarinos e atores, direção executiva, musical, cênica, produção gráfica e fotos da maior qualidade. A Orquestra  Fundarte sob  a direção magistral de Therezinha Petry Cardona, mantém esse soberbo grupo que demonstra, acima de tudo, uma fidelidade incrível aos projetos musicais executados. Certamente a Orquestra de Câmara da Fundarte deve estar no topo das orquestras de câmara  no Brasil. Antônio Borges- Cunha, Olinda Allessandrini, Carlota Albuquerque, o grupo musical e de apoio logístico traduzem concreta realidade. Piazzolla coreografado é indescritível. Alto astral.Ah! Piazzolla, que gênio......”

Nenhum comentário:

Postar um comentário