terça-feira, 6 de março de 2012

Programa TV na Estrada mostrando Dom Feliciano e a Imigração Polonesa

No dia 03 de março de 2012, a cidade  de Dom Feliciano teve a alegria de receber a jornalista, Renate Ritzel Melgar acompanhada do câmera man, Dirlei que foram realizar gravações sobre a Imigração Polonesa  para o  programa  TV na Estrada, programa este que foi  desenvolvido pelo jornalista Cícero Moura, repórter da TV Record. 

Grupo Folclórico de Dança Solidornosc fez apresentação e mostrou alguns dos trajes típicos
Veja na foto abaixo o Terno de Reis, a jornalista Renate Melgar e a diretora de Cultura, Luciana Rembowski, que acompanhou a equipe.
É uma programação de televisão que passa em ônibus de viagens para fazer a divulgação das cidades, despertando  o interesse em novos turistas de conhecerem o lugar mostrado. Pode-se na oportunidade falar sobre a História da Imigração com depoimento do Escritor Márcio Rosiak, da bebida típica  Mietówka  com Elizabete Rosiak Paulo, com Marta Novinski sobre a história de seu pai Waclau Lapinski vindo da Polônia e agora o reencontro com familiares, Sr. Carlos Brys e D. Joana Rodzinski sobre os seus descendentes vindos da Polônia e a Cerimônia do “Oplatek”, mostrar a beleza da dança com o Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc e da música com o Terno de Reis “Orzeł Biały", a gravação da Missa em Polonês no Santuário Nossa Senhora de Czestochowa  e entrevista com o Pe. Przemyslaw Tomasz Januszewski  e gravação do Grupo de Cantos Polonês  “Spiwaimy Panu” , e o preparo de um dos pratos típicos o “Pierigi” na casa de Olívia Maciejewski com participação também de Jurema Mesquita e Sra. Paulina Szczecinski falando sobre os  eventos realizados pela  BRASPOL de Dom Feliciano e depoimentos dados pela secretaria da Cultura,  Luciana T Novinski  Rembowski sobre a tradição do “Pisanki”, Prof. Carlos Muszynski,  João Cândido – o Almirante Negro que nasceu em terras que pertencem a Dom Feliciano  e Francisco Valdomiro Lorenz este grande filósofo e médium que escolheu Dom Feliciano como seu lar. 
Foi um dia de muitas atividades, mas valeu a pena, pois mostrou-se o melhor da cidade e dos costumes e tradições da cultura polonesa que ainda são preservados

Casa da Cultura de Dom Feliciano
Fotos: Luciane Godinho da Silva

Um comentário:

  1. Sou morador de Camaqua e gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog e suas atualizações.

    ResponderExcluir