domingo, 15 de abril de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (15 de abril) é Dia Mundial do Desenhista / Dia da Conservação do Solo.

Eles vão longe na imaginação com apenas um lápis e um pedaço de papel na mão. Riscos, rabiscos, linhas, curvas e no final um belo desenho. Assim são os desenhistas, sejam eles, técnico, desenhista industrial, programador visual, aquele que se dedica ao desenho livre, enfim todo e qualquer tipo de desenhista. Parabéns pela passagem de seu dia.

Dia da Conservação do Solo

A Lei n° 7.876, homologada em 13 de novembro de 1989 quando nosso País estava no 168° ano de independência e 101° de república, instituiu o Dia Nacional da Conservação do Solo, a ser comemorado em todo território nacional no dia 15 de abril. Portanto, um dia para reflexão e também de advertência para recordar como os solos são formados e entender suas fragilidades desse recurso natural que está alicerçando a sobrevivência da nação. E também como são degradados para que possamos ter consciente desses processos e buscas outras práticas que reduzam esses efeitos.

Esse dia foi escolhido em homenagem a um baluarte do conservacionismo internacional, ao nascimento de Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960) que é considerado o pai da conservação de solos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos.

A escolha pode ser até questionada ou discutida e provavelmente, pode até ser mudada essa data conforme substituir esse por um outro homenageado nacional, porém não ser deixada de existir um dia para a conservação do solo.

O solo representa o registro do tempo em função dos fatores: geológico (litologia); geomorfológico (relevo); meteorológico (clima); biológico (organismos vivos) que permitem a rocha transformar em terra (solo) através do intemperismo. As diversidades desses fatores como tipos de rocha, tipos de relevo, classes de clima, e a ampla atividade dos organismos vivos ao longo do tempo, proporcionam uma diversidade de solos. Esse processo de formação de solo que é complexo e também lento que precisa de muito tempo para formar, numa ordem de grandeza de 5 cm de solo a cada 100 anos. Por isso o solo pode ser considerado um recurso natural não renovável a curto e médio tempo. O que torna importante saber manejar e conservar para a manutenção e melhoria da capacidade produtivo dos nossos solos.

Agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário