quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em Camaquã inicia curso de Formação Continuada de Educação Inclusiva

A Prefeitura de Camaquã, através do CAICA (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), que é mantido pelas Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Ação Social, iniciou nesta terça-feira, dia 17 de abril, o Curso de Formação Continuada de Educação Inclusiva com a temática “Aprendendo a incluir, para aprender com a Inclusão”. Este curso tem 339 inscritos, entre educadores e estudantes de nossa comunidade. Esta iniciativa tem como prioridade fomentar o estudo, reflexão e possibilidades de vivenciarmos o sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

A coordenadora do CAICA, educadora Graziela Grala, apresentou a proposta do curso que tem a duração de 100 horas e acontece todas as terças-feiras: “Este curso visa implementar a escola de qualidade, que deve ser igualitária, justa e acolhedora para todos”.

O secretário municipal da Saúde, Reges Tadeu Grandini Kulczynski, que falou em nome das secretarias mantenedoras, enfatizou a importância do trabalho do CAICA, que é de atendimento, acolhida, ajuda às famílias, crianças e adolescentes que buscam auxílio em suas necessidades. Ressaltou que é surpreendente constatar o trabalho comprometido e ético do CAICA.

A secretária Especial do Governo, Renata Maines, que representou o prefeito Ernesto Molon, refletiu que para o processo de inclusão aconteça, é preciso preparar a alma e o coração, buscar constantemente o conhecimento, e deixou como mensagem final o que nos diz o poeta “...Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao caminhar...”

Em seguida, a psicóloga Jaqueline Maia coordenou um bate-papo com preciosas pessoas de nossa comunidade que trouxeram suas histórias de vida, e como superam sua deficiência. Ensinaram-nos a pensar numa sociedade que seja de fato inclusiva, que cuide da vida na sua plenitude. “Ana Luíza, Juarez, Elisandro, Aline, Gustavo, Cláudia, Joni Mar, Rafaela, Wanderley e Maria Isabel, vocês são exemplos de vida, e nos iluminaram com as vossas vidas. Obrigado por existirem e por contribuírem com todos nós”.

“Muitas foram as mãos, mentes e corações que nos ajudaram na realização deste evento, aos nossos heróis anônimos, a nossa gratidão”, ressalta Graziela. “Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.

Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário