quinta-feira, 21 de junho de 2012

CAICA construindo a caminhada da inclusão em Camaquã

A Prefeitura Municipal de Camaquã, através do CAICA (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), que é mantido pelas Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Ação Social, dando continuidade no Curso de Formação Continuada de Educação Inclusiva com a temática “Aprendendo a incluir, para aprender com a Inclusão”, refletiu com os participantes do curso nos dias 12/6 – Deficiência Auditiva com o palestrante Daniel Martins e no dia 19/6 – realizou a Oficina de Libras que contou com a palestrante, e intérprete Cláudia Martins. O curso “Aprendendo a incluir, para aprender com a Inclusão” está priorizando aos educadores o estudo, reflexão e possibilidades de implementar de fato a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. 
  
Deficiência Auditiva - O que é?

Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre as várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutiva, mista ou neurossensorial. A condutiva é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno.

Esta deficiência, em muitos casos, é reversível e geralmente não precisa de tratamento com aparelho auditivo, apenas cuidados médicos.  Se ocorre uma lesão no ouvido interno, há uma deficiência que recebe o nome de "neurossensorial".  Nesse caso, não há problemas na "condução" do som, mas acontece uma diminuição na capacidade de receber os sons que passam pelo ouvido externo e ouvido médio. A deficiência neurossensorial faz com que as pessoas escutem menos e também tenham maior dificuldade de perceber as diferenças entre os sons.

A deficiência auditiva mista ocorre quando há ambas as perdas auditivas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa.

O CAICA, que realiza atendimento, acolhida, ajuda às famílias, crianças e adolescentes que buscam auxílio em suas necessidades, tem a intencionalidade de promover ampla discussão em torno do tema inclusão.   Com a palestra do Educador Daniel pudemos desmistificar os pré conceitos existente em relação a Surdez.   Em sua reflexão ressaltou que é acreditando no potencial de cada ser Humano que superaremos os obstáculos para construirmos uma sociedade da Inclusão. 

Dando sequência a reflexão sobre a surdez a educadora Cláudia Martins  nos convoca a termos um olhar de possibilidades para os alunos inclusos,  em especial os Surdos.   E reafirmou que para que o processo de inclusão aconteça, é preciso preparar a alma e o coração, buscar constantemente o conhecimento, e não desistirmos de ninguém.

A coordenadora do CAICA, Educadora Graziela Grala, agradeceu a participação e o trabalho ético, comprometido, responsável e competente dos educadores Daniel e Claudia, e ressaltou que sempre que o CAICA precisa da reflexão destes educadores que residem na cidade de Guaíba, estes com muita disponibilidade e carinho atendem as necessidades desta Instituição, dando exemplo de cidadãos que fazem a diferença na sociedade, tem atitudes e nos educam pelo desejo de implementar a escola de qualidade. Ainda agradeceu as intérpretes Camila e Thábata, que gentilmente acompanham o curso realizando o serviço de tradução, a cursista Maria Isabel que é surda. “Este gesto de tão grande solidariedade nos incentiva a acreditarmos na sociedade que se HUMANIZA”. Disse Graziela. 

 O nosso próximo encontro ocorrerá no dia 26/06, e abordará a temática “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, no auditório do IFSUL (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense), em Camaquã.

 Os integrantes do CAICA, também registram os agradecimentos a Afubra, BLUE VILLE, NTC e IFSUL, obrigado pela parceria.

 No dia 27 de junho de 2012, acontecerá o “ ARRAIÁ DO CAICA”, momento de integração entre pacientes, familiares e profissionais, com início às 14h e término previsto para às 16h.

 “ Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.

Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário