domingo, 17 de junho de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (17 de junho) é Dia do Funcionário Público Aposentado/ Dia em que morreu Mumtaz Mahal.

Taj Mahal
A 17 de junho de 1631, morreu a princesa persa muçulmana Mumtaz Mahal, durante o parto do 14.º filho. O seu marido, Shah Jahan, imperador do Império Mogol, ergueu em memória da mulher o Taj Mahal, uma das maravilhas do mundo, Património da Humanidade e a maior prova de amor conhecida.

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, e um dos mais conhecidos monumentos do mundo. Nasceu em memória de Mumtaz Mahal, princesa que morreu a 17 de junho de 1631, durante o parto do 14.º filho. O imperador mandou erguer o mausoléu, em homenagem à sua mulher.

Ao longo de 20 anos, entre 1630 e 1652, a obra foi crescendo, da abstração do amor para um dos monumentos eternos mundiais. O Taj Mahal foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e, recentemente, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Cerca de 20 mil homens foram recrutados de diversas cidades do oriente (bem como os melhores construtores e artistas da região e da Europa) para edificar o monumento, de mármore branco, que representa a maior prova de amor do mundo. Mumtaz Mahal – nome que significa “a joia do palácio” – jaz sob o Taj Mahal.

Narra a lenda que, após a conclusão do mausoléu, e rendido à beleza do monumento, o imperador Shah Jahan determinou que fossem cortadas as mãos de todos os homens que participaram na obra. O objetivo era que jamais voltassem a criar algo com beleza semelhante.

Por Joana Teles - PT Jornal

Um comentário:

  1. E SOBRE O FUNCIONÁRIO PUBLICO APOSENTADO COMO EU? NADA SR. JUARES? E MILHARES DE SERVIDORES DESTE PAÍS? QUE DERAM BOA PARTE DE SUAS VIDAS EM PROL DE SUAS COMUNIDADES? NADA? DEPOIS DE UMA VIDA DE TRABALHO RECEBENDO UMA MÍSERA APOSENTADORIA COMO EU, SERVIDOR PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ? NADA? E O SINDICATO, O QUE ESTÁ FAZENDO? NADA? A CADA ANO PERDEMOS MAIS,ENQUANTO O SALÁRIO DO PREFEITO E DE SEUS CUPINCHAS CRESCE SEM PARAR.ATÉ QUANDO? REALMENTE O APOSENTADO VIRA,DEPOIS QUE SE APOSENTA,UM OBJETO DESCARTÁVEL. INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir