segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Policial militar em ato de muita coragem resgata um homem que se afogava na Lagoa dos Patos, em Arambaré

No sábado (18/08), às 14h15min, ocorreu um naufrágio na Lagoa dos Patos, na cidade de Arambaré/RS, onde um barco de pequeno porte era tripulado pelos Senhores Emyr Silveira Souza, 74, e Gelson Emílio da Silva, 68, ambos de Esteio/RS, os quais pescavam na lagoa.

A ocorrência foi atendida pelo policial militar, soldado da Brigada Militar, Afonso Fonseca Guastucci, 22, natural e morador de Rio Grande, mas que trabalha na cidade de Arambaré há aproximadamente três anos.

Após o naufrágio o Sr. Emyr conseguiu se salvar e então entrou em contato com a Brigada Militar local, pois o Sr. Gelson ficou a deriva na lagoa sendo encontrado por populares que auxiliavam nas buscas, a aproximadamente 2 km do acampamento dos turistas. O Sd Guastucci, como é conhecido na corporação, solicitou apoio à Brigada Militar de Camaquã, cidade vizinha que fica a 31 km de Arambaré, para que acionassem os bombeiros de Camaquã para ajudar nas buscas, pois Arambaré não possui um quartel de bombeiros nem equipamentos adequados para este tipo de ocorrência.

Durante as buscas, um dos populares que auxiliavam, informou ao soldado que haviam encontrado o Sr. Gelson, e que este estava a aproximadamente 350 metros das margens da lagoa, o qual era cada vez mais arrastado para o fundo devido ao vento forte que ocorria no momento. 

Um popular já estava adentrando a lagoa a fim de resgatá-lo, porém não chegou até a vítima devido a profundidade e não saber nadar. O soldado Guastucci concluiu que não haveria tempo para aguardar o resgate, e em um ato de muita coragem retirou seu equipamento de policiamento e coturnos e adentrou a lagoa na esperança de salvar a vida daquele homem.

Com muita dificuldade chegou até a vítima, mas não conseguiu o resgate em primeiro momento devido ao cansaço, em razão da distância percorrida, e também da profundidade do local. Reunindo forças novamente, conseguiu resgatar a vítima que já se encontrava em choque e estado avançado de hipotermia, trazendo-o então até a margem da lagoa, providenciando o socorro pela ambulância que o aguardava, sendo encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida em Camaquã.

Soldado Guastucci, que é filho de bombeiro e que serviu 5 anos como salva-vidas em Rio Grande, não possui experiência em natação, utilizou apenas das noções básicas, que teria aprendido com seu pai e a vontade de salvar vidas que preconiza a corporação, mesmo sendo esta com o risco da própria vida.

O Sr. Emyr permaneceu em observação no posto médico de Arambaré, sendo liberado na noite de sábado e Gelson recebeu alta do hospital de Camaquã também na mesma noite e passa bem.

Foto: Divulgação

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o soldado Guastucci por este lindo ato de amor, ele foi hiper corajoso. Um ato deste sem dúvidas merece o reconhecimento e a nossa parabenização à este soldado!

    Flávio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao soldado!!!
    Mas fica minha indignação, como uma cidade turistica que teve até a preocupação de colocar asfalto para melhor acesso, não tem corpo de bombeiros para esse tipo de situação????????

    ResponderExcluir