quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alunos estudam a pluralidade cultural

Camaquã - Os alunos das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Tomázia Ribeiro tiveram no dia 5 a exposição dos trabalhos do Projeto Pluralidade Cultural – Conhecendo os Povos para Aprender a Respeitá-los. Durante cerca de um mês os alunos mergulharam num resgate das culturas das quais descendem os camaquenses: pomerana, italiana, africana e indígena. Eles estudaram, neste período, de maneira interdisciplinar seus costumes, tradições, cultura, vestimenta e culinária. “Foi um trabalho muito rico”, comenta a idealizadora do projeto, professora Cristiane Nunes, que é supervisora da escola.
 
O resultado foram apresentações de danças típicas, canto, painéis, mostra de culinária, vestimenta, brinquedos e livros construídos juntamente com os alunos e que chama a atenção pela beleza dos detalhes. Na cultura pomerana, os alunos dos primeiros anos contaram com o apoio do Projeto de Colonização Pomerana desenvolvido pela Secretaria de Cultura. A coordenadora do projeto, Zuleica Nunes, participou da mostra e parabenizou os alunos pelo belo resultado. A aluna do 2º ano, Patrícia Bartz, 7, estudou a cultura africana e fez descobertas: “Descobri que temos costumes diferentes da cultura africana, mas que também herdamos muitas coisas destes povos”, ela revela que a parte mais divertida foi fazer as máscaras africanas.
 
Fotos: Leonardo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário