Superintende do órgão esteve em Camaquã após prefeito entregar lista com reivindicações
As muitas dúvidas que pairam sobre as obras de duplicação da BR-116 no que se refere ao trecho de Camaquã começaram a se dissipar na última terça-feira (05/03). Atendendo convite do prefeito João Carlos Machado, Vladimir Casa - responsável pela Região de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - esteve em Camaquã, onde conversou com lideranças locais, dirigentes de entidade, empresários e profissionais da imprensa.
Entre os resultados do primeiro encontro que o prefeito João Carlos teve em Porto Alegre com a chefia estadual do DNIT, em fevereiro, e o encontro de terça-feira na prefeitura, está a revisão feita pelo DNIT do trecho de Camaquã e a consequente detecção de 23 falhas no projeto original. Também ficou acertada a realização de uma audiência pública, a qual provavelmente irá acontecer ainda em março com a finalidade de que o projeto seja mais detalhado e discutido.
Em Camaquã, o representante do DNIT deu garantias de que o órgão não tomará nenhuma medida estrutural de vulto que atinja a comunidade sem antes haver comunicação e entendimento das partes. Ressaltou, entretanto que “o projeto de execução está em ritmo acelerado e não para”. Vladimir Casa justificou os erros ao fazer um relato do histórico do projeto, elaborado há doze anos. Neste período, comentou, “o projeto retrocedeu e avançou em função das mudanças políticas e administrativas de quatro governos, mas manteve sua originalidade”.
Em Camaquã, o representante do DNIT deu garantias de que o órgão não tomará nenhuma medida estrutural de vulto que atinja a comunidade sem antes haver comunicação e entendimento das partes. Ressaltou, entretanto que “o projeto de execução está em ritmo acelerado e não para”. Vladimir Casa justificou os erros ao fazer um relato do histórico do projeto, elaborado há doze anos. Neste período, comentou, “o projeto retrocedeu e avançou em função das mudanças políticas e administrativas de quatro governos, mas manteve sua originalidade”.
Casa admitiu a necessidade de adequações em função das próprias mudanças físicas no entorno da BR-116 neste tempo. “Lógico que temos que respeitar as linhas gerais do projeto e suas necessidades técnicas de estrutura, mas algo é certo: de hoje até o fim da obra estaremos sempre disponíveis para dialogar”, antecipou, ao dizer que o bom mesmo seria que não houvesse nenhuma desapropriação. “Para o DNIT quanto menos desapropriação melhor, mas a gente sabe que não é bem assim”, comentou Casa, acompanhado na reunião por Carlos Augusto Monzer e José Ogando, representantes da STE, empresa de consultoria contratada pelo DNIT para o trecho a ser duplicado.
Drenagem e elevadas
No ofício com as reivindicações, entregue pelo prefeito e pelo secretário da Infraestrutura, José Adolfo Castro, em Porto Alegre, constam nove itens: cinco deles são relacionados ao escoamento da água dos bairros que margeiam a rodovia. Também é solicitada a construção de uma elevada na altura do Bairro São Carlos e outra no acesso ao Distrito Industrial. O documento também pede a revisão dos trabalhos a serem feitos nos dois trevos de acesso à cidade.
Drenagem e elevadas
No ofício com as reivindicações, entregue pelo prefeito e pelo secretário da Infraestrutura, José Adolfo Castro, em Porto Alegre, constam nove itens: cinco deles são relacionados ao escoamento da água dos bairros que margeiam a rodovia. Também é solicitada a construção de uma elevada na altura do Bairro São Carlos e outra no acesso ao Distrito Industrial. O documento também pede a revisão dos trabalhos a serem feitos nos dois trevos de acesso à cidade.
Sobre os trevos, Casa disse que o martelo ainda não está batido sobre a construção de mais um viaduto. A dúvida é sobre o erguimento ou não de uma elevada na entrada Sul. Já a da entrada Norte, que liga o perímetro urbano a BR-116 e RS-350, é certo que ela será erguida.
Na reunião, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, ao falar da significância da obra no contexto de desenvolvimento da região e da Metade Sul, João Carlos destacou a postura de respeito e a disponibilidade demonstrada pelo DNIT desde o primeiro contato com o seu governo. Entre os participantes do encontro estiveram o presidente da AUD, Antônio Longaray, da ACIC, Paulo Santos, o diretor das Lojas Pompéia, Luís Bapstistela, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Araújo, além de secretários de governo. (Fonte: AssCom Prefeitura de Camaquã).
Na reunião, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, ao falar da significância da obra no contexto de desenvolvimento da região e da Metade Sul, João Carlos destacou a postura de respeito e a disponibilidade demonstrada pelo DNIT desde o primeiro contato com o seu governo. Entre os participantes do encontro estiveram o presidente da AUD, Antônio Longaray, da ACIC, Paulo Santos, o diretor das Lojas Pompéia, Luís Bapstistela, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Araújo, além de secretários de governo. (Fonte: AssCom Prefeitura de Camaquã).
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