sexta-feira, 17 de maio de 2013

Coordenadoria do Memorial da Câmara participa de encontro com o Centro de Atenção Psicossocial, em Camaquã

Na quarta-feira (15/05), em programação dedicada à reflexão em torno do tema, os integrantes do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS 1 – Harmonia, de Camaquã, fizeram um encontro na sede do Clube Alvorada com música, Oficina de Fotografia, exposição de trabalhos realizados na oficinas e confraternização.

A abertura, feita pela coordenadora da Saúde Mental no Município, Meg Cestari Kulczynski, acompanhada pela coordenadora do CAPS, Liane Borba, contou com a presença do vice-prefeito Paulo Mecca, do professor Gilberto Bueno, do Núcleo de Pesquisas Históricas (NPHC), bem como da equipe técnica, cuidadores e teve grande participação dos usuários e seus familiares.

A Oficina de Fotografia, com o tema Imagens da Cidade, Imagens da Pessoa, foi ministrada pelas integrantes do Projeto Construindo a Cidade, a professora e arte-educadora, Arita Benelli e a coordenadora do Memorial da Câmara, Andréia Becker. A Oficina propôs uma reflexão sobre memória, cidadania e identidade, a partir de percursos e vivências diárias.

Na parte prática, conduzida pela arte-educadora Arita, trabalhou-se de forma lúdica as conexões entre as imagens das pessoas, seus valores e seus percursos cotidianos. Também se fez um paralelo com as diferentes formas de capturar a imagem: câmeras fotográficas convencionais, câmeras digitais e dispositivos móveis, entre outros, onde esteve em exposição uma câmera antiga do Museu Divino Alziro Beckel, uma Brownie.

A Oficina finalizou com a construção coletiva pelos participantes de um grande mapa contando seus percursos e representando as coisas que gosta na cidade. Foi uma atividade que permitiu pensar sobre cidadania de forma divertida, envolvente.

Os integrantes do Projeto Construindo a Cidade agradecem ao CAPS 1 - Harmonia, pelo crédito; ao Museu Divino Alziro Beckel e ao Núcleo de Pesquisas Históricas pelo auxílio na organização da Oficina bem como a todos os participantes pela oportunidade.

O CAPS 1 - Harmonia está localizado na avenida Ernani Silveira, 275 – Bairro Olaria – Fone: (51) 3692 2009 e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30min. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário