sábado, 25 de maio de 2013

Policiais militares do 4º BPM são convocados para atuar na Copa das Confederações e no Encontro Mundial da Juventude

Estar próximo das principais seleções de futebol do mundo durante a Copa das Confederações, e ver, estar de perto com o Papa Francisco no Encontro Mundial da Juventude, com certeza está entre os principais desejos da maioria dos brasileiros. 
 
Fazer parte da equipe responsável pela segurança destes dois eventos, que alterarão a rotina de milhares de pessoas pelo mundo, também. Mas é para poucos; tem de estar entre os melhores de todas as polícias do Brasil e ter aptidão para integrar esta verdadeira elite de homens que esbanjam técnicas no cumprimento das mais diversas tarefas na área de segurança. 
 
Em Pelotas, dois policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar ( BPM) preencheram estes requisitos e integrarão o contingente da Força Nacional de Segurança que estará engajada na segurança dos dois eventos. Os soldados Alessandro da Rocha Vitória e Emerson Alberdanha da Rocha, ambos do Pelotão de Operações Especiais da Unidade, foram convocados e se apresentarão no próximo dia 30, no Batalhão Especial de Pronto Emprego (BEPE), em Brasília (DF), onde participarão de um processo de readaptação na tropa da capital federal. 
 
O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Antônio Adalberto Borges, juntamente com os oficiais de seu Estado Maior, recebeu em seu gabinete os dois militares e falou da satisfação em suas convocações: “É com orgulho que vejo integrantes de nossa Unidade poderem representar a Brigada Militar (BM) e nosso Estado na Força Nacional em eventos de grande envergadura como estes para que os senhores foram selecionados. Com certeza, depois de cumprida a missão, o retorno servirá para uma troca de experiências e qualificação para todos os integrantes do 4º BPM”.
 
O comandante do POE, capitão Rodrigo Bastos Alves também manifestou a importância da possibilidade dos militares adquirirem novas experiências e conhecimentos: “Eles estarão atuando com polícias de outros estados. Isto lhes permitirá assimilar novas técnicas que poderão ser repassadas aos integrantes do POE, ampliando as que já são de domínio do efetivo. Com isso ganha a comunidade que terá policiais mais qualificados”.

A qualificação

O soldado da Rocha, há 16 anos na Brigada Militar, participou de atividades como a greve das Polícias Militares da Bahia e de Fortaleza; participou da Operação Sentinela, em Foz do Iguaçu (PR), atuou em Louisiana e Val Paraíso, no entorno de Brasília, localidades apontadas pela ONU com maior índice de violência do mundo; e, entre outros locais e ações, Operação Sentinela, na fronteira com o Paraguai, no combate ao tráfico de drogas e armas. 
 
“Participar destes dois eventos é algo muito gratificante. Sentirei falta da minha família, mas a internet vai matar um pouco da saudade. Trata-se de uma conquista que acena a possibilidade de estar convivendo com policiais de todo o Brasil, permitindo a troca de experiências. Com certeza retornarei uma pessoa e um policial melhor e terei algo para compartilhar com meus colegas da BM”, comentou o soldado Da Rocha. 
 
O soldado Emerson, há 10 anos na Brigada Militar, tendo anteriormente servido por mais de oito anos no Exército Brasileiro, onde foi sargento, durante sua atuação em outras convocações pela Força Nacional de Segurança, esteve na missão humanitária durante uma enchente no ano de 2011 em Teresópolis (RJ), participou da Operação Sentinela, em Foz do Iguaçu (PR), atuou em Louisiana e Val Paraíso, no entorno de Brasília, localidades apontadas pela ONU com maior índice de violência do mundo, participou em São Félix do Xingu (PA), durante a demarcação de terras indígenas. 
 
“Apesar da dificuldade que terei ao estar afastado da família, esta é mais uma possibilidade de me aperfeiçoar e aprender novas técnicas. Com estas experiências, terei uma maior qualificação que me permitirá compartilhar com meus colegas no 4º BPM”, comentou o soldado Emerson. (Fonte: Com Soc 4º BPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário