terça-feira, 7 de maio de 2013

Guarda Municipal de Pelotas utiliza Rede Infoseg

A Guarda Municipal (GM) de Pelotas utiliza, desde janeiro deste ano, a Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg). Por meio do Sistema, a GM pode consultar indivíduos, veículos, armas, condutores, o Sistema Mercosul (Sisme) e a Interpol. A utilização do Infoseg foi viabilizada através de convênio de cooperação, assinado em 17 de dezembro de 2012, entre a prefeitura de Pelotas e a União, por intermédio do Ministério da Justiça, representado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O convênio não envolve transferências de recursos entre as partes.


Conforme o chefe da Guarda Municipal, Ladislau Neto, a corporação começou a operar o Infoseg no mês de janeiro, com dez guardas municipais cadastrados para o uso do sistema, sendo que, desses, oito trabalham na sala de operações da GM. “Com esse sistema, podemos pesquisar os inquéritos, processos, mandados de prisão e delitos de narcotráfico. Esta ferramenta é uma conquista esperada há muito tempo pela Guarda Municipal, facilitando as abordagens a indivíduos, realizadas pelas guarnições de serviço”, explicou Neto.

Infoseg

A Rede Infoseg hoje integra os bancos de dados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e Distrito Federal, incluindo termos circunstanciados e mandados de prisão; o sistema de controle de processos do Superior Tribunal de Justiça; o sistema de CPF e CNPJ da Receita Federal; o Renach - Registro Nacional de Carteira de Habilitação e Renavam - Registro Nacional de Veículos Automotores, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); o Sigma - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, do Exército; o SINARM - Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal e o Sinic - Sistema Nacional de Informações Criminais, ambos da Polícia Federal. Estão em estudo e negociações outros sistemas para comporem a grande Rede Infoseg.

A Rede Infoseg disponibiliza, através da internet, um índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. Com base nesse índice, o usuário pode detalhar informações sobre o investigado, acessando, via Rede Infoseg, as bases estaduais e federais de origem, mantendo, dessa forma, a autonomia e gerenciamento dos estados e dos órgãos federais em relação às informações detalhadas, como processos, inquéritos, mandados de prisão, dados sobre armas, veículos, condutores, entre outros.

Como a Rede Infoseg não possui gerência sobre os bancos de dados que disponibiliza, seu índice nacional é alimentado por uma solução de atualização real time ou por processamento em lote em que, à medida que os dados sejam alterados pelo sistema de origem, imediatamente tal alteração se reflete na consulta on-line, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país. (Fonte: Prefeitura de Pelotas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário