terça-feira, 7 de maio de 2013

Vereador Ilson Meireles preside reunião com comandante dos Bombeiros de Camaquã

Por iniciativa do vereador Ilson Meireles, através do Requerimento com o Apoio do Plenário nº 6/2013, foi realizada uma reunião, na sexta-feira (03/05), às 16h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Camaquã, com a presença do tenente Renato Fontes de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros Misto de Camaquã.

O tenente Renato falou sobre os aspectos gerais da prevenção de incêndio e explicou sobre a atual situação do município frente às leis vigentes. Atualmente, a corporação dispõe de 17 Bombeiros da Brigada Militar, 16 da Prefeitura e, em breve, estará recebendo mais 12 homens para compor o efetivo. Possui também duas viaturas rápidas e uma de alta capacidade, com 5.000 litros, utilizada de forma especial no interior do município, devido a não disponibilidade de reabastecimento de água.

Vereadores e convidados questionaram sobre a fiscalização das boates, clubes sociais e associações. O tenente Renato relatou que todas as instituições estão sendo fiscalizadas e, em caso de denúncias, as mesmas são averiguadas; dessas as mais frequentes, está relacionada ao excesso de pessoas em eventos cuja capacidade física do ambiente é insuficiente. Ressaltou a importância da fiscalização como forma de segurança nos eventos, mas é de fundamental importância o bom senso de cada um.

Também foi questionado sobre poluição sonora e a exigência do PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio) e, de que forma, o Poder Público pode auxiliar as associações que sobrevivem com recursos escassos. Segundo o comandante, é exigido o que a lei determina, porém reconhece em muitos casos a dificuldade de colocação de equipamentos como barra anti-pânico, devido ao alto custo. Em relação ao PPCI, em alguns casos, até pode isentar as taxas.

Informou também que o novo prédio do Corpo de Bombeiros estava previsto para inaugurar no dia 2 de julho de 2013, no dia em que se comemora o Dia do Bombeiro, porém, não vai ser possível, sendo transferida para uma nova data. Contudo, 2013 será o último ano em que a corporação trabalhará na atual instalação, que não tem condições para um trabalho de 24 horas. A comunidade vai ter um ganho substancial, assim como a corporação com espaço físico e instalações de qualidade, completou o comandante.

O tenente-coronel Jorge Ricardo Ferreira, comandante do 30º BPM, presente na reunião, falou sobre a tragédia que ocorreu no município de Santa Maria, da fragilidade do sistema e elogiou o efetivo do Corpo de Bombeiros de Camaquã, pela equipe de profissionais. Salientou que a corporação trabalha com baixo efetivo, porém espera em breve receber mais policiais para compor o quadro.

Um dos assuntos que teve grande ênfase foi sobre o Corede e a importância do envolvimento do município na busca de recursos para a área da segurança. É uma forma organizada de captar recursos, onde a população é quem decide o que é necessário para o seu município.

O vereador Ilson Meireles encerrou a reunião, agradeceu a presença de todos e salientou a importância da participação da comunidade. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário