quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vereadores camaquenses buscam solução para a escola Cônego Walter Hanquet, no 4º distrito

Os vereadores da Comissão Permanente de Educação do Poder Legislativo, Ilson Meireles (presidente), Renato Dillmann (vice-presidente) e Antônio Altair Puschnerat (secretário), estiveram reunidos no dia 3 de maio de 2013, às 09h, com a Srª Loiva Ribeiro – diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Walter Hanquet, 4º Distrito de Camaquã, para buscar informações naquele educandário, que há anos tentam fazer uma avaliação na infraestrutura. 

A escola atende oito alunos, de 1º a 5º ano, atendidos por uma única professora. Além disso, faz a limpeza e merenda para os alunos. Foi oferecido pela Administração Municipal aos pais e à comunidade, a transferência dos alunos para outra escola, com espaço físico, recursos necessários para um aprendizado de qualidade, transporte, quadra poliesportiva coberta e sala de informática.

A reivindicação dos pais e da
comunidade é que a escola permaneça funcionando, seja ampliada e transformada em escola de ensino fundamental completo. Outra preocupação dos pais, é a viagem dos filhos para outra escola, distante aproximadamente 12 quilômetros, que seria cansativo e causaria insegurança aos pais.

Os vereadores colocaram-se à disposição da comunidade, para buscar a melhor maneira de atender essa reivindicação. (Fonte: Câmara de Vereadores).

8 comentários:

  1. Essa visita dos vereadores deveria ter a intensão favorável a escola ,pois eles pediram que fosse feito um levantamento com NOMES de crianças num raio que abrange a clientela da escola,crianças de 0 a 6 ou 7 anos.Esse levantamento foi feito e entregue a um dos vereadores da foto.São mais ou menos 60 crianças,quem fez o levantamento foi a professora acompanhada de uma mãe.Que eu saiba não tem para esses lados escola com área coberta,ma isso não vem ao caso,e o pedido que a comunidade faz é uma melhoria e uma sala bem equipada para o funcionamento do PRÉ .

    ResponderExcluir
  2. os vereadores deveriam lutar por um melhor salário para os professores e não por uma escola onde tem apenas 8 alunos ao total e onde o transporte escolar passa em todos os horários em frente das casas dos alunos e da escola indo para outras 2 escolas polos no Botafogo e no Bonito. Será que um professor consegue suprir as necessidades educacionais dos alunos e ainda fazer a merenda, a limpeza e a documentação necessária???????Ainda questiono porque nas outras escolas não pode ter turmas com 8 alunos ou menos, como pode estar em funcionamento esta escola?

    ResponderExcluir
  3. Como pode causar insegurança aos pais, se os demais alunos vão e vem neste mesmo transporte escolar usado por esses alunos para chegarem até a Escola Cônego Walter. Qual a diferença entre esses alunos e os das outras escolas? Em tempo, os vereadores não tem mais o que fazer ou podem ir nas outras escolas verem as necessidades para podermos ter uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  4. É sério,quando se fecha uma esola,é para sempre e é assunto importante ou deveria ser para os vereadores.A matéria em questão não relata o conteúdo da visita dos vereadores da FOTO :Eles pediram para a professora fazer um levantamento das crianças de 0 a 7 anos da escola em questão,a professora fez esse levantamento,acreditou no vereador Ilso,entregou a ele o nome de 60 crianças.A comunidade pede melhorias para uma sala de pré e séries iniciais.Esperamos a posição do vereador Neco.A professora trabalhou sábado e domingo fazendo esta estatística e eles não colocaram o conteúdo verdadeiro da conversa,não honraram a palavra.Se querem fechar a escola e se sentem nesse direito fechem,mas sejam verdadeiros,já que é lá que se decide o futuro de Camaquã.Zaira

    ResponderExcluir
  5. Não é necessário abrir novas turmas de pré escola e sim continuar dando assistencia e melhorar a qualidade de onde já tem . isto de preservar esta escola é coisa para proteger alguém que não sabe trabalhar em grupo como a tal professora ...

    ResponderExcluir
  6. O VEREADOR: DR FÚLVIO LESSA,POR SINAL,MUITO ÉTICO,NA ABERTURA DA REUNIÃO DA CÂMARA ,DO DIA 29 DE ABRIL,LEU UM TRECHO DA BÍBLIA ONDE SE FALA NO COMPROMISSO COM A VERDADE. QUE ESSA VERDADE SEJA PARA TODOS O FUNDAMENTO DE TUDO QUE SE FAZ,POIS SABEMOS QUEM É O PAI DA MENTIRA.
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Todos tem o direito de pensar, questionar,comentar, debater ... apesar de não concordar que seja de maneira anônima!

    Mas Concordo que os vereadores possam trabalhar em uma perspectiva de melhorar os salários dos Professores, mas os professores tambem podem lutar por melhores salários, portanto a luta por manter uma Escola em funcionamento NÃO se opõe a melhoria de salários.

    Quanto ao questionamento se um professor consegue fazer merenda, limpeza... e ensinar.. tenho certeza que não! Justamente por isto que é necessário ampliar e melhorar...

    Mas acima de tudo é importante salientar que não se trata de uma competição entre Escolas, sou de acordo que todas as escolas sejam bem equipadas... Essas 8 crianças, quanto a os seus direitos não tem nada que as diferenciem das demais crianças Brasileiras, portanto merecem educação de qualidade assim como as demais.

    Quanto a Politica que surgiu a alguns anos de criar escolas pólos onde crianças pequenas são transportados de uma comunidade para outra distante, talvez mereça uma avaliação melhor em varios aspectos por exemplo a relação com a sua comunidade (cultural). Vale salientar que o Ministério da Educação já tem politicas neste sentido. (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=260&Itemid=479).

    O que NÃO pode continuar é a situação como está!

    portanto neste momento se faz necessário o pronunciamento de maneira oficial por parte da Administração Municipal/ SME sobre o assunto.











    ResponderExcluir
  8. Já foi pedido a fonte responsável que essa matéria fosse retirada do blog,porque expõe a professora e os alunos sem a autorização dela .Ela sentiu-se prejudicada com comentários anônimos que a ofendem.

    ResponderExcluir