terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Espaço de Saúde: lesão do Manguito Rotador (ombro)

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

Os músculos do manguito rotador são importantes em movimentos do ombro e na manutenção da estabilidade de conjunto glenoumeral (ombro), são eles: supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular. 

O ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano é também uma das articulações mais vulneráveis do ponto de vista de lesões. Algumas das lesões de ombro relacionadas ao manguito rotador são: instabilidade do ombro, síndrome do impacto, síndrome do pinçamento, bursite subacromial, espessamento da bolsa subacromial, tendinite calcificante, rigidez da cápsula posterior, fraqueza periescapular e capsulite adesiva (ombro congelado).

As lesões do manguito rotador podem ocorrer devido à degeneração ligamentar, traumatismo e uso excessivo da articulação levando ao desgaste articular. Além disso, a atividade diária desenvolvida por determinado indivíduo também pode ser fator importante para desenvolver a doença. Acometem predominantemente indivíduos do sexo masculino, acima dos 50 anos.

Sintomatologia: inflamação do tendão do supra-espinhoso, dor ao movimento, diminuição da amplitude de movimento, diminuição da força muscular, fibrose, retração da musculatura, ruptura do tendão (em casos mais graves), hipotrofia e hipotonia

Os pacientes portadores de lesão do manguito rotador podem ser divididos em três grupos: não-cirúrgicos (apresentam tendinite ou rupturas parciais, necessitam de fisioterapia), aqueles em risco de desenvolver lesões irreversíveis (portadores de lesão completa ou médias, tratados cirurgicamente e com fisioterapia), pacientes crônicos que necessitam de reparo cirúrgico (geralmente acima dos 50 anos de idade).
O tratamento fisioterapêutico se dá por: imobilização se necessário, eletroterapia e termoterapia para tratar quadro álgico e inflamatório, exercícios cinesioterapêuticos de fortalecimento muscular (iniciado com isometria e evoluindo com os ativo-resistidos), alongamento, bandagens (se necessário) e retorno gradual às atividades de vida diária.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário