sábado, 25 de janeiro de 2014

Manifestantes bloqueiam a BR-116, em Barra do Ribeiro

Sertanenses e barrenses exigiram acesso asfáltico na ERS-713

Foi interrompendo por instantes a passagem de veículos e distribuindo produtos sertanenses que ocorreu nesta última sexta-feira (24/01), um manifesto pacífico na BR-116, no Km 337, onde lideranças e moradores sertanenses e de Douradilho se uniram e manifestaram em prol da retomada das obras na ERS-713.

Segundo os organizadores, a 713 é vital na logística de transporte regional, sendo muito utilizada pelos municípios de Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul e Barão do Triunfo.

A grande concentração de moradores e autoridades começou por volta das 17h, próximo ao posto BR, onde os manifestantes encontraram esta forma de mostrar a revolta e indignação com as autoridades estaduais. A obra na 713 teve início há dois anos e atualmente os trabalhos se encontram completamente parados.

A paralisação da BR-116 foi uma organização conjunta entre Câmara de Vereadores, Prefeitura de Sertão Santana e a comunidade sertanense que tiveram o apoio de moradores da localidade de Douradilho, em Barra do Ribeiro. 

O manifesto foi acompanhado pela Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal. Foram realizadas quatro paradas, de 10 minutos cada, sendo utilizado um caminhão para bloquear a pista, com faixas que diziam: “Asfalto Já! ERS-713, 15 anos de Descaso, BR-116 Sertão Santana”.

O jornal Regional acompanhou toda a manifestação e ouviu alguns relatos de manifestantes e organizadores:

André Souza, participante do manifesto: “Bom, fiz uma crítica via redes sociais, pois se for para fazer um protesto desses, precisamos que a imprensa a nível estadual esteja presente, pois creio que só assim as autoridades estaduais enxergaram esta manifestação (...). O que os municípios da região podem fazer, está sendo feito, mas acho interessante mostrar que as pessoas da região estão interessadas”, comentou.

As soberanas do município de Sertão Santana também estiveram presentes na manifestação e aproveitaram para distribuir produtos sertanenses, como arroz e suco de uva, aos condutores de veículos: “Achamos importante este manifesto, por que precisamos deste asfalto, já faz um bom tempo que as obras estão paradas, e se elas tivessem sido concluídas iriam ajudar muito os moradores, principalmente, facilitando o acesso ao município e auxiliando no escoamento de nossos produtos”.

Luiz Fernando, morador de Camaquã foi um dos motoristas que aguardaram o fim do protesto: “Eu sou completamente a favor desse movimento, não conheço ao certo a realidade desse município (...). Acredito que nos dias de hoje, as empresas que geram economia ao seu município deveriam há muito tempo ter um acesso asfáltico digno ”, comentou Fernando.

Outro entrevistado foi um morador de Douradilho, Paulinho do Bar Amizade: “Além da constante poeira, acho errado a forma que as obras foram paralisadas (...). Há um bueiro aberto próximo ao meu bar onde já aconteceram inúmeros acidentes, uns graves outros nem tanto, acho que o certo seria a empresa concluir o serviço, antes que algo de mais grave aconteça”, alertou Paulinho.

Empresário, Omero Schaker, também esteve no manifesto: “Nós estamos a dez ou vinte anos atrasados nesta manifestação, nós ouvimos tanta bobagem, tanta mentira quando procuramos o governo que a gente cansou (...). O povo não aguenta mais, eu sou um micro- empresário, e é sofrido a situação de ter que pagar R$ 5,00 ou R$ 6,00, a mais para o motorista trafegar mais 15km. O motorista tem razão porque o caminhão não foi feito para andar em cima de buracos, arriscando a vida em atalhos. Outra coisa que não entendi, começaram a obra e não terminaram nenhum bueiro, que é coisa de um dia de trabalho”, falou Omero que parabenizou os organizadores pelo ato.

Silvio Borges, um dos organizadores: “Neste nosso manifesto, não há política, estamos aqui todos lutando pelo acesso asfáltico, contamos com o apoio da Câmara de Vereadores, da prefeitura municipal e de toda a comunidade, pois esta luta visa beneficiar todos os moradores de Douradilho e Sertão Santana”.

Secretário Municipal da Saúde, Beto Pontes, deixou sua opinião após o manifesto:

“Foi satisfatório e dentro do esperado, pois aqui há comerciantes, moradores, donos de empresas (...). Optamos por entregar arroz e suco de uva para mostrar o que já produzimos, e que queremos crescer. É como diz o folder que foi distribuído, “Queremos o governo do estado como parceiro fazendo sua parte”, finalizou.
(Fonte: ClicR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário