segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Absurdo! Camaquã tem preço de passagem de ônibus mais cara que trensurb

Foto meramente ilustrativa
É um absurdo a falta de qualidade do serviço público do transporte coletivo em Camaquã, além de um custo de passagem dos ônibus que chegou a R$ 1,75 em 01 de janeiro de 2012 (mais caro que o Trensurb, onde se pode ir de Porto Alegre a São Leopoldo, pagando R$ 1,70), praticamente todas as concessões de transporte coletivo estão em condições precárias de acomodação dos passageiros e nos principais horários muitas linhas encontram-se superlotados.

Obviamente, reconheço o aumento no custeio do transporte que compreende (combustível, salário de funcionários, limpeza e manutenção) mas convenhamos, este valor é um absurdo para uma cidade do interior, onde as pessoas andam de ônibus em média menos de 20 quadras, um valor exorbitante, e que precisa ser revisto urgentemente.

Onde estão os fiscais da Secretaria de Transporte que não fiscalizam o fluxo de passageiros, os horários e principalmente as condições de trafegabilidade desses ônibus?

Perguntas que precisam ser respondidas, pois se esses serviços vem sendo executados, vem sendo mal feitos, ou os concessionários das linhas de transporte não cumprem a determinação da Secretaria, e aí é falta de política pública e tomada de decisões por falta da gestão da pasta, e isso é negligência com o dinheiro público.

Pois quem paga a conta "cara" desse serviço é o contribuinte que não vê melhorias neste serviço público, há bastante tempo, aliás vem apenas subindo ano pós ano, o valor da tarifa.

Joel Santana

8 comentários:

  1. é um abuso mesmo,sem contar a falta de respeito dos motorista com os idosos que tem direito de entrar pela porta da frente mas eles arrancam o onibus antes dos idosos entrar direito no onibus, se tem uma moça bonita fora da parada eles param mas se for um idoso de caminha devagar eles nao param, isso que as vezes fiscais dentro dos onibus, esses dias fiquei indignada no onibus sao joao a senhora entrou pela frente e simplismente o motorista arrancou a senhora caiu la no colo da outra passageira! e como esta na reportagem quantos munutos é de tremsurb de porto alegre a sao leopoldo e aqui bairro até o centro ou vice versa!??

    fabiane pereira!

    ResponderExcluir
  2. Eu não ando de ônibus mas tbem acho um absurdo,os proprietarios c aproveitam q não tem outras concorrencias e colocam um certo valor e pronto.o cidadão q precisa PAGA.Alem das empresas terem "ALGUNS" motoristas q acham q estão na capital e dirigindo os ônibus em altas velocidades podendo provocar acidentes.CADE A FISCALIZAÇÂO ou sera q estão recebendo uma gorja para não fiscalizarem?

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO DA FABIANE E DO ANÔNIMO. A ALGUNS ANOS ATRAZ FIZ PARTE DO CONSELHO DE TRANSITO COMO REPRESENTANTE DA CATEGORIA DOS MUNICIPÁRIOS.MEU VOTO SEMPRE FOI VOTO VENCIDO O MEU E O DO SINDICATO DOS BANCARIOS. AS OUTRAS CATEGORIAS TODAS VOTAVAM A FAVOR DOS AUMENTOS DAS PASSAGENS.LEMBRO QUE OS DONOS DAS EMPRESAS PRESSIONAVAM COM RELATORIOS ,PLANILHAS DE GASTOS,CUSTO DE PNEU,DIESEL.A GENTE SABIA Q. ERA MENTIRA MAS CONTESTAR COMO SE ELES TINHAM E TEEM AS CARTAS NA MANGA. O PRESIDENTE DO CONSELHO QUE É EMPRESARIO,OS OUTROS REPRESENTANTES DE DIVERSOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE CAMAQUENSE TODOS SEMPRE "DE ACORDO".ACABEI DESISTINDO CAINDO FORA DA "MAFIA".E O PREFEITO? A PALAVRA FINAL SEMPRE É DELE.SEMPRE A FAVOR.FALO ISTO COM CONHECIMENTO DE CAUSA.

    ResponderExcluir
  4. SEM FALAR DA FISCALIZAÇÃO QUE DEVE SER FEITA PELA PREFEITURA ATRAVES DA SECRETARIA DE TRANPORTE. ONDE ESTÃO OS FISCAIS? SÓ ATUAM,OU FAZEM DE CONTA,NOS PONTOS CENTRAIS? QUEM FISCALIZA OS FISCAIS? TA NA HORA DESTE PREFEITO TOMAR UMA ATITUDE EM RELAÇAO A ESTES DESMANDOS,NÃO ACHAM?

    ResponderExcluir
  5. ESTAS TRES,OU QUATRO EMPRESAS QUE PRESTAM ESTE SERVIÇO EM CAMAQUÃ, TEM O PODER DA GRANA,OU "GORJA" COMO FALA O AMIGO ANÔNIMO."TENDO O PREFEITO DO MEU LADO, NADA ME FALTARÁ",DEVEM DIZER ELES.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com os demais comentarios.Estamos pagando caro demais por um serviço de má qualidade.Tem motorista e cobrador que não tem educação nem para dar uma informação se o onibus vai passar em tal lugar ou não, acho que eles deveriam ir a Porto Alegre e ver como se comportam os funcionarios dos onibus de lá.Já vi um motorista da empresa PUCHALSKI parar o onibus e partir para cima de um passageiro com um pedaço de ferro na mão para agredi-lo por conta de um desentendimento, colocando em risco os demais passageiros.Se formos descrever as barbaridades que ocorrem no transporte coletivo de Camaquã, vamos escrever um livro.
    Para mim os Vereadores tambem deveriam fiscalizar estas negociatas, e fazerem aquilo que deveriam fazer: DEFENDER OS INTERESSES DO POVO, afinal, é para isso que eles foram eleitos.

    ResponderExcluir
  7. anonimo.
    estava fora da cidade e tomei um susto qdo vi o valor da passagem axo um absurdo, os onibus parecem mais umas carroças velhas, motoristas mal educados, sem falar nas fiscais q parecem q estao fazendo um favor em nos dxar andar de onibus,absurdo total ah sem falar que estao sempre fora do horario e nao podemos nem falar neh, parece piada, mas eh camaqua.

    ResponderExcluir