sábado, 7 de janeiro de 2012

CAICA orienta e acompanha Grupo de Crianças e Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade em Camaquã


Ser gordinho não tem graça! A obesidade representa um sério problema de saúde, que pode acarretar problemas emocionais. 

Existe um preconceito muito grande com as pessoas que sofrem de obesidade: piadas na TV, comentários maldosos, apelidos pejorativos, etc.

Você se lembra de algum personagem principal de novela ou filme que seja gordinho? Gordinho no cinema só se for em filme de comédia. O preconceito está tão entranhado em nossa cultura que passa despercebido, exceto para aqueles que sofrem em decorrência dele.

Quando o excesso de peso é uma realidade na infância e adolescência as marcas são ainda mais profundas, pois afetam a formação da identidade e subjetivação, além de prejudicar o desenvolvimento saudável do organismo.

Devido a complexidade da problemática que envolve o sobrepeso e a obesidade na infância e adolescência é necessário que profissionais como nutricionista, psicólogo e educador físico entrem em ação para se obter uma real modificação nos padrões de vida desta população, processo que começa pela conscientização e mudança de toda a família.

É importante preconizar o estilo de vida saudável (prática de atividade física regular, alimentação saudável e equilíbrio psíquico) e não a adequação da criança a um padrão estético imposto por nossa cultura.

O CAICA implantou um trabalho piloto em 2011 com crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade coordenado pela psicóloga Taiane Ávila. O objetivo era criar um espaço de escuta psicológica e orientação. O trabalho confirmou mais uma vez que as emoções, ou dificuldade em lidar com elas, estão intimamente ligadas ao sobrepeso e obesidade. Uma das causas é que muitos pais ignoram as emoções e sentimentos dos filhos alegando o excesso de trabalho e a falta de tempo, então a carência afetiva, a frustração, a ansiedade e a raiva que sentem são “supridas” na comida e um círculo vicioso de prazer, culpa e ansiedade se instala.

O diálogo e o exemplo dos pais ou cuidadores são o melhor método para se prevenir o sobrepeso e obesidade, o que foi também comprovado no Grupo realizado no CAICA.

Para quem sofre com o problema fica a dica de que as atividades do Grupo no CAICA terão continuidade em 2012 e para quem discrimina vale lembrar que: Fazer alguém sofrer não tem a mínima graça!

CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente
Rua: Duque de Caxias, 180, centro, Camaquã/RS – ao lado do Cine Teatro Coliseu / Fone: (51) 3671 9770.


Aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário