sábado, 7 de janeiro de 2012

Diversificação em Dom Feliciano é tema de reportagem na Tv

RBS Tv visitou propriedade dos Estanieski

A família Estanieski recebeu em sua propriedade, no dia 04 de janeiro, a jornalista Sabrina Ongaratto e o cinegrafista Leonardo Silva da RBS TV. A equipe de reportagem queria informações sobre a diversificação de culturas em Dom Feliciano/RS. 

A Prefeitura soma cinco programas e inúmeras ações, buscando possibilitar alternativas de renda aos produtores de tabaco do município. Os investimentos nessa área chegarão a R$ 1 milhão, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

“Existe uma tendência internacional para a redução do fumo”, explicou o prefeito Clênio Boeira da Silva. ”Preocupamo-nos em implementar políticas sérias para que Dom Feliciano não dependa apenas da fumicultura”. 

O patriarca dos Estanieski, Isauro - que divide o trabalho da lavoura com dois filhos casados, Juarez e Jairo - pretende gradualmente parar com o cultivo de fumo e se dedicar ao plantio de beterraba, tomate, ervilha, milho, pimentão, pepino, uva, criação de peixe, entre outros.

Ainda conforme o prefeito Clenio,  há 2,5 mil produtores de fumo no município, sendo que 150 já participam de algum programa de diversificação. Em conjunto com a COOPACS- Cooperativa Agropecuária Centro-Sul, a Prefeitura constrói estruturas para beneficiamento das produções e adquire transporte apropriado. A meta é abrir mercados fora do município. ”Estimamos que, em cinco anos, teremos mil famílias, produzindo alimento”, disse o prefeito.


Prefeitura de Dom Feliciano

5 comentários:

  1. Belíssima iniciativa do sr. prefeito de Dom Feliciano. Na realidade ele está se adiantando a uma situação que em breve muitos municipios do RS terão de se adaptar.É sabido que a tendencia mundial é a diminuição do consumo do cigarro,portanto cai o platio do tabaco.E em Camaquã o que o sr. prefeito está fazendo a respeito? Não esta na hora de iniciar algum trabalho de concientização ao menos com nosso colono?

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela postagem do amigo Juares. Parabens garoto.Abração.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma prefeitura que o Partido dos trabalhadores administra na região e da certo , 1ª foi São Lourenço do Sul agora Dom Feliciano. Quando é que vai chegar a vez de camaquã??

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo belo trabalho a toda familia.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo belo trabalho a toda familia.

    ResponderExcluir