domingo, 18 de março de 2012

Bandidos armados com fuzil AR-15 assaltam mercado Maxxi Atacado em Porto Alegre

Clientes e funcionários do Maxxi Atacado, localizado no bairro Humaitá, zona Norte de Porto Alegre, viveram momentos de pânico por volta das 19h30min deste sábado. Seis homens armados com fuzis AR-15 invadiram o estabelecimento – que fica na avenida A J Renner, 1603 – de cara limpa e aos gritos de: “Caiu, caiu, caiu”.

Agindo com rapidez, os criminsos determinaram que dezenas de clientes deitassem no chão, assim como os funcionários, entre eles as caixas operadoras. Em pânico, a maioria dos clientes desrespeitou a determinação e correu para os fundos da loja, buscando refúgio atrás de pilhas de latas de cerveja e refrigerante. Na correria, muitos caíram tropeçando em carrinhos abandonados às pressas. Pelo menos duas mulheres desmaiaram e outra ficou em estado de choque.

“Foi um horror”, descreveu o auxiliar de depósito Alexsandro Fernandes, 33, que no momento estava acompanhado dos filhos Jordan Henrique, 6, e William, 10. Ao invés de deitar no chão com os meninos, ele optou por abandonar as compras em um dos corredores e sair correndo. No entanto, em meio às muitas pessoas que buscavam se esconder, ele perdeu o filho caçula e ficou desesperado. “Tentei encontrá-lo olhando para todos os lados. Cheguei a pensar que ele pudesse ter corrido na direção dos bandidos, mas o encontrei escondido atrás de uma pilha de refrigerantes”, relatou. Fernandes definiu a quadrilha como “barra pesada”.

Tão rápido como chegaram, os criminosos saíram levando quantia não revelada em dinheiro. Algumas pessoas que chegavam no Maxxi para fazer compras relataram que a quadrilha seguiu na direção de Canoas. No entanto, ninguém soube informar se os assaltantes usavam mais de um veículo e as marcas. 

Fernandes lembrou que há cerca de seis meses, também em um sábado, se preparava para pagar as compras, quando uma quadrilha invadiu o estabelecimento e, de maneira violenta, saqueou o dinheiro dos caixas e tentou abrir o cofre “dando voadoras na porta”. “Foi igualmente horrível. O líder, um alemão de olhos verdes, distribuía chutes. Uma cliente desmaiou e ficou atirada no chão enquanto eles vasculhavam os caixas”, lembrou.

Os vigilantes do mercado, embora armados, optaram por não tentar impedir o roubo deste sábado, devido ao elevado movimento de clientes nas áreas interna e externa. Tão logo tiveram a certeza de que o bando havia fugido, muitas pessoas deixaram o Maxxi correndo, muitas chorando e gritando, desesperadas.

As portas foram fechadas e só reabriram às 20 horas, após a chegada de duas viaturas do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Às 20h10min, chegou uma terceira viatura, trazendo quatro policiais militares (PMs) fortemente armados. Os PMs fizeram buscas no interior do estabelecimento, mas não localizaram nenhum suspeito entre os clientes.

 Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário