terça-feira, 14 de agosto de 2012

CAICA na reta final do Curso Inclusão em Camaquã

Refletir sobre questões pertinentes à inclusão é de suma importância para concretizar em todos os níveis e modalidades de ensino a permanência, o apoio especializado e o atendimento a crianças com deficiência, transtornos e outras dificuldades de aprendizagem. Pensando nisso, foi lançada a proposta do curso de formação aos educadores de Camaquã, com duração de 100 horas, onde se debatem todas as deficiências e conceitos que fazem parte do universo inclusivo.
Após o recesso escolar dos professores, no dia 31 de julho, a coordenadora do CAICA, Graziela Grala, palestrou para os professores sobre a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, quando além de ressaltar os objetivos e as linhas gerais para colocar em práticas as propostas desta política, refletiu junto aos educadores conceitos importantes e que fazem a diferença quando se pensa em inclusão na sala de aula regular, como: Adaptações Curriculares, Avaliação Adaptada, Terminalidade Específica, entre outros, refletindo quanto ainda precisamos estudar e redefinir conceitos, para assim entender que o processo de inclusão precisa ser respeitado e o que deve ser levado em consideração é o desenvolvimento individual de cada ser humano.

No dia 7 de agosto foi a vez dos professores da APAE de Camaquã mostrarem o quanto vale a pena investir no potencial humano, reforçando na prática, tudo que foi ressaltado na teoria pelos palestrantes anteriores. Cada modalidade de ensino foi representada por grupos de professores da APAE que mostraram de forma lúdica, atividades que realizam para ensinar alunos com deficiência e/ou transtornos. Os alunos da APAE realizaram um show à parte, representando a história do Mágico de Oz e cantando canções que emocionaram o público. Este encontro foi importante porque cada um dos professores presentes pode verificar o quanto alunos com deficiência ou transtornos também podem aprender; perceberam também que o respeito às diferenças e ao ritmo de cada um faz com que a verdadeira inclusão aconteça.

Os encontros de formação promovidos pelo CAICA iniciaram em abril deste ano, todas as terças-feiras à noite, e seu encerramento está previsto para o dia 28 de agosto. A coordenadora ressalta que o próximo encontro, 14 de agosto acontecerá no auditório do IFSUL, às 19h apresentando o tema Dificuldades de Aprendizagem. A seguir, no dia 21 de agosto, será no auditório da Secretaria do Trabalho e Ação Social cujo tema é Jogos para Dificuldades de Aprendizagem. Ela ressalta que nesta data (21/08) deverá ser entregue o “Diário de Bordo” e a avaliação dos encontros – parte complementar à distância, obrigatório para recebimento do certificado.

“Queremos, desde já, agradecer a todos os parceiros envolvidos para o sucesso deste grande evento promovido pela Equipe CAICA. Também parabenizar a cada um dos professores que se desafiou a estudar mais sobre a inclusão e que hoje sai deste curso com conceitos bem construídos e aperfeiçoamento para a sua prática docente. A verdadeira inclusão só acontecerá no momento que nós – educadores – abrirmos as portas do nosso coração e quebrarmos a barreira atitudinal que impede que ela se efetive, principalmente acreditando no trabalho em rede para oferecer condições às pessoas com deficiência de permanência efetiva na escola pública regular.” – acredita a coordenadora do CAICA, Graziela Grala. 
Prefeitura de Camaquã
Fotos: Divulgação 

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