sexta-feira, 24 de maio de 2013

Governo e Cosulati dão mais um passo para instalação de entreposto em Camaquã

O prefeito João Carlos Machado foi recebido, na quarta-feira (22/05), pelo presidente da Cooperativa Sul-Riograndense de Latícinios LTDA (Danby Cosulati), Arno Kopereck. A reunião, na sede da empresa, em Pelotas, serviu para município e cooperativa avançarem nas negociações que envolvem a instalação de uma unidade de recebimento e armazenamento de leite da Cosulati em Camaquã. O investimento, que beneficiará centenas de produtores de leite da região, deverá começar a ser concretizado no começo do segundo semestre, quando começarem as obras físicas do entreposto.
 
No encontro de Pelotas, que teve a participação dos secretários municipais Zeca Dorneles (Agricultura) e Claiton Duarte (Desenvolvimento Econômico), além de Raul Amaral e Felipe Krolow, respectivamente superintendente e gerente de Fomento da Cosulati, o tema predominante foi a localização da unidade. Com mapas em mãos, os secretários camaquenses expuseram a oferta de áreas localizadas no Distrito Industrial. Um terreno já tinha sido oferecido, porém, após visitar o local com diretores da cooperativa, Kopereck informou que o espaço poderá servir num primeiro momento, mas que deverá ficar inadequado futuramente em função da projeção de crescimento das operações em Camaquã. “Temos que pensar lá na frente, já contando com uma produção maior e com espaços que venham a agregar aos associados logisticamente”, comentou Kopereck. A decisão de se instalar em Camaquã foi tomada no final de fevereiro, durante reunião do Conselho Diretor da Cosulati.  
 
A produção de leite da região captada pela Cosulati está na casa dos 350 mil litros mensais, sendo que 50% disso são oriundos de produtores camaquenses. Somente em Camaquã, são 150 os agricultores filiados à Associação dos Produtores de Leite (Asproleite). Boa parte dos associados é fornecedora da Cosulati. “Com o entreposto haverá um natural e significativo acréscimo de produção”, atestou o superintendente Raul Amaral.

Prefeito quer expansão da bacia

“O nosso interesse é expandir a bacia leiteira camaquense e regional, pois sabemos o potencial que temos de produção”, disse o prefeito ao agradecer a atenção que vem sendo dada pela diretoria da Danby Cosulati, assim como o interesse da cooperativa em investir no município. Dentro disso, concluiu: “Temos o maior interesse em ter conosco uma entidade do porte e com a respeitabilidade que possui a Cosulati; deste modo, faremos o que estiver ao nosso alcance para facilitar a instalação da unidade de vocês na nossa cidade”.

Entre as ações concretas do governo municipal até aqui está a compra de um caminhão com tanque isotérmico para coleta e entrega do leite. O veículo, com capacidade para 5 mil litros, foi adquirido pela Prefeitura através de convênio com o Ministério da Agricultura por R$ 157,4 mil e está sendo cedido pela Asproleite em regime de comodato. Na reunião de Pelotas ficou acertada a elaboração e o envio à Secretaria Municipal da Agricultura de documento contendo as necessidades da Cosulati relacionadas ao local de instalação e outros aspectos para o início das obras. (Fonte: Imprensa Gov Mun).

Nenhum comentário:

Postar um comentário