segunda-feira, 20 de maio de 2013

São discutidas alternativas para o cultivo do milho em Cristal

Ocorreu na última sexta-feira (17/05), uma reunião a respeito de novas alternativas para o cultivo do milho no município. O encontro foi realizado no salão da Comunidade Santo Antônio, na localidade do Passo do Mendonça, em Cristal, e contou com a presença do vice-prefeito Rudi Trapp e do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Davi Gama, entre outros representantes de órgãos ligados à produção, como: José Carlos Copes e Luis Henrique Caldasso, do IRGA, Rui Carlos Müller, da Cosulati, Amilton Strelow, da Coopar, Geni Kuhn Lilge, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cleber Luis Treichel, da Fetraf e Carlos Henrique Siqueira, do Sicredi, além dos vereadores César Oliveira, Leonar Tuchtenhagen e Delmar Mass.

O encontro foi marcado pela discussão de novas alternativas para a produção, estoque e venda do milho no município. O IRGA (Instituto Rio-Grandense do Arroz), que vem recentemente aplicando pesquisas também nesta área, apresentou dados sobre o plantio do milho em sistema de rotação com a cultura do arroz, e os números da pesquisa são surpreendentes, embora não se tenha ainda o resultado prático da lavoura, chega-se a 200 sacos por hectare, o que é muito mais do que a média de 62 sacos colhida atualmente na região.

Outra questão importante é a armazenagem do produto. Hoje no município conta-se com 6 silos secadores (construídos em alvenaria, opção mais econômica em relação aos convencionais de metal), sendo quatro na Colônia Nova, um na costa do Camaquã e um em Butiá. No entanto, a Prefeitura Municipal de Cristal, no intuito de reforçar a cultura do milho, pretende através de parcerias, instalar unidades de armazenamento e secagem de milho no município para aumentar a capacidade de estoque do produto cristalense em vista da manutenção da qualidade até o momento da venda. (Texto: Gilmar Erdmann. Foto: Fernando Timm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário