segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Espaço de Saúde: ciclismo e as dores nas costas

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

Nesta edição o quiropraxista Max Peres Dias explica a importância de manter a coluna vertebral alinhada para os praticantes do ciclismo.

Hoje em dia, temos observado cada vez mais em Camaquã um número grande e crescente de praticantes de ciclismo. Não vou descrever os inúmeros benefícios que esta prática proporciona para o nosso corpo, como a melhora da frequência cardíaca por exemplo. A grande questão é que em nosso consultório estamos notando um número relativamente alto de pacientes com dores nas costas devido ao ciclismo.

Infelizmente isso acontece mais do que deveria. Estudos indicam que de cada dez ciclistas, oito sentem dores nas costas em algum grau, variando de um ligeiro desconforto para uma dor muito intensa. E o pior de tudo é que o ciclismo é um dos melhores esportes para a saúde da coluna. O ciclismo estacionário (realizado em bicicletas ergométricas) faz parte do processo de reabilitação fisioterapêutica de lesões da coluna.

Por que então as dores nas costas acontecem? Por que o ciclismo usa a coluna de uma maneira que ela não foi projetada para atuar, já que a coluna foi projetada para atuar na posição vertical.

Enquanto pedalamos a coluna desempenha basicamente três funções:

Melhora o movimento de pedalada: enquanto pedalamos a coluna controla o movimento da pélvis, o que se não ocorresse iria fazer com que nosso quadril ficasse mexendo de um lado para o outro desperdiçando a energia dos músculos. 

Melhora a respiração: uma postura alinhada favorece o trabalho do diafragma. Enquanto uma má postura com a musculatura do “core” fraca prejudica o trabalho dos músculos respiratórios.

Melhora a posição aerodinâmica: ao adotar uma posição mais lançada, tal qual quando pedalamos no clip ou seguramos na parte de baixo do guidão de ciclismo.

A boa notícia é que os cientistas afirmam que 97% dos casos de dor nas costas durante as pedaladas são decorrentes do mau posicionamento na “bike” e do excesso de treinamento. Veja nossas dicas para pedalar sem dor:

Ergonometria: é de extrema importância o ajuste correto do equipamento às suas necessidades: altura do selim, altura e largura do guidão, posicionamento dos tacos da sapatilha, distância entre o selim e o guidão e inclinação do selim são os principais pontos a serem observados. Acostume-se gradualmente a bicicleta, pedale em marchas mais leves, evite pedalar nas subidas todos os dias, evite pedalar no clip. 

Faça Quiropraxia regularmente: Como já falei anteriormente. Uma coluna alinhada é o primeiro passo para uma vida saudável. Portanto, procure seu quiropraxista regularmente para manter a coluna em dia. Livre de subluxações vertebrais, seu rendimento irá aumentar e as dores diminuíram consideravelmente. Lembrando que não precisa ter dores para fazer Quiropraxia. 

Siga as dicas e trate sua coluna com cuidado que você irá conseguir aumentar seu rendimento e pedalar sem dor por muitos anos. Bons treinos!

O quiropraxista Max Peres Dias atende em seu consultório na avenida Bento Gonçalves, 759. Fone: (51) 3671-6843
Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã/RS
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário