terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Medidas sócio-ambientais são tomadas no balneário de Cristal visando a sustentabilidade, segurança e o cumprimento da lei

Diante de muitas reclamações de parte da população cristalense que não se ambientou às novas medidas de organização implantadas no Balneário do Rio Camaquã, a Prefeitura Municipal de Cristal utiliza suas mídias para oferecer ao povo de Cristal, justificativas sócio-ambientais para o processo de readequação dos espaços do local.

Por ser uma APP (Área de Proteção Permanente), algumas atividades que em outros tempos eram usuais no balneário, atualmente não são mais admissíveis tanto pela letra fria da lei e principalmente por uma sociedade que deseja organizar-se em torno de um convívio sustentável com nossos recursos naturais.

O Homem naturalmente apropria-se dos espaços naturais desde o início dos tempos, porém, se quisermos usufruir deste espaço maravilhoso nos âmbitos: ambiental, social e comercial, devemos seguir a lei através das diretrizes do Ministério Público.

Algumas medidas pontuais foram tomadas por esta gestão para diminuir o impacto da ação do homem neste espaço natural, são elas: 

Fechamento da rua paralela ao leito do rio para o trânsito de automóveis – A interrupção do trânsito tem caráter ambiental, visto que a utilização constante desta área para estacionamento ocasiona a compactação do solo, o que inviabiliza a reprodução de mudas nativas, e, além disso, a prática de reproduzir som em automóveis interfere na incidência de vida selvagem e natural na APP.

Retirada das churrasqueiras permanentes da APP – Neste caso é mais do que óbvia a medida de retirar as churrasqueiras, pois é totalmente ilegal e irresponsável fazer fogo sob exemplares de mata nativa, diretamente no solo e também sob uma via de trafego intenso de veículos como é a ponte sobre o Rio Camaquã. Por isso a Prefeitura Municipal adquiriu cerca de 60 churrasqueiras móveis que ficarão sob responsabilidade dos comerciantes do balneário e disponibilizadas aos visitantes mediante apresentação de documento.

Substituição de garrafas e copos de vidro por latas e copos descartáveis – Visando minimizar os riscos ocasionados por brigas originadas nos bares do balneário a Prefeitura Municipal juntamente com os comerciantes, resolveu adotar esta medida. O cidadão poderá todavia adquirir suas bebidas e alimentos no comércio e levar para o balneário para aproveitar o dia de lazer, a medida contempla apenas os produtos comercializados nos bares do balneário. 
(Ass com P.M.Cristal)

Um comentário:

  1. Ouvi falar que as churrasqueiras do campim não foram retiradas, se é verdade não sei ainda... Daí uma pergunta onde é particular não tem impacto no meio ambiente???

    ResponderExcluir