sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Em coletiva à imprensa, prefeito faz balanço do ano e projeta 2014 para Camaquã

O prefeito de Camaquã, João Carlos Machado se reuniu, na manhã desta sexta-feira (27/12), com os profissionais de comunicação de Camaquã e da região para uma prestação de contas do seu primeiro ano de gestão. Ele também respondeu às perguntas dos comunicadores e apresentou as perspectivas do governo para o próximo ano.

O encontro, que começou às 10h, na antiga sede da ACIC, foi dividido em três partes: no primeiro o prefeito elencou as principais ações das treze pastas administrativas do governo, além das da Procuradoria. Num segundo momento, João Carlos respondeu aos questionamentos dos repórteres. Um almoço concluiu o encontro, encerrado às 14h.

Ao justificar os resultados positivos de 2013, mesmo diante dum quadro de extrema dificuldade financeira para a maioria dos municípios, João Carlos creditou boa parte do êxito ao trabalho “incessante e de resultados” dos servidores públicos municipais, e aos secretários municipais – por sua “dedicação e empenho de fazer seus orçamentos renderem”.

Entre os destaques apresentados pelo prefeito estiveram a captação de recursos federais, através da aprovação de projetos que resultarão em
melhorias infraestruturais expressivas no município, como calçamentos e asfaltamentos, e também via negociação da concessão de serviços públicos - como o saneamento e abastecimento de água com a Corsan, e da folha de pagamento do funcionalismo com a Caixa Econômica Federal. 

Os novos investimentos que estão sendo feitos em Camaquã por empresas de fora também foram assinaladas pelo prefeito, que usou um número para ilustrar a confiança do setor privado
no município: em 2013 foram 247 novas empresas de todos os portes abertas na prefeitura. “Esse é um dado que mostra bem o novo estágio de prosperidade que atravessa Camaquã”, comentou o prefeito ao citar alguns destes investimentos: as duas unidades da indústria chinesa de implementos rodoviários e de caminhões, as fábricas de suspenções automotivas Suspentech e de carvão vegetal Danúbio, além das concessionárias de veículos, que este ano fincaram suas bandeiras em solo local.

Ao revelar a manutenção e avanços em serviços essenciais como educação, saúde e assistência social, o prefeito frisou a aquisição de novas ambulâncias, os investimentos feitos em escolas de ensino infantil e fundamental – como ampliações, aquisição de mobiliários e equipamentos, além da implantação do serviço de internet em todas as escolas da rede municipal.

Boas relações

O aumento do nível de empregos da cidade, a valorização imobiliária e as relações respeitosas e produtivas entre governo e demais setores da sociedade – como o empresarial, com o Poder Legislativo e com o Sindicato dos Servidores Municipais, também foram registrados por João Carlos.

Ao final da coletiva, que teve a transmissão ao vivo pelas rádios locais e na qual o prefeito respondeu sobre as mais diversas questões, entre as quais orçamento, trânsito, infraestrutura, esporte e outros temas.

O resumo da prestação de contas do governo em breve estará disponível neste canal de comunicação, na retrospectiva de 2013 que está sendo preparada em áudio, textos e imagens.
(Texto: Alex Soares. Fotos: Juares da Luz/BJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário